Notícias

Camed/BNB quer reformular estatutos ‘a toque de caixa’

Em Sergipe, o SEEEB/SE orienta aos funcionários a dizer Não   

A direção nacional da Caixa de Assistência Médica dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (Camed/BNB) quer reformular ‘a toque de caixa’ os estatutos da entidade. O conselheiro fiscal da AFBNB, o aposentado do BNB de Aracaju, José Carlos Aragão Cabral ,afirma que em Sergipe, os funcionários estão orientados a votar contrário à proposta, dizendo não, na consulta que deverá ser realizada pela Camed.  

A consulta será realizada em votação direta por meio de urnas e cédulas, dento das unidades. “Sem antes termos clareza do conteúdo e objetivos dessas alterações, em todo o Nordeste, as entidades representativas como a Associação dos Funcionários do BNB (AFBNB) e sindicatos e federações dos bancários estão orientando o voto contrário às mudanças”, afirma Cabral.

Segundo Cabral, a proposta oficial tem vários pontos obscuros. “A Camed/BNB quer fazer as mudanças estatutárias sem sequer obedecer aos prazos estabelecidos pelo atual estatuto”, afirma.

Em nota oficial, a AFBNB orientou o voto contrário à proposta, diante da negação do Banco/Camed quanto ao pedido de sustação do processo. Dentre os equívocos apontados estão o não cumprimento do Estatuto quanto ao prazo de sessenta dias para a realização do processo; a medida de proibição de associados nas instâncias de governança da Camed em caso de ingresso na Justiça reclamando direitos e/ou outros procedimento; o estabelecimento de mecanismos que burocratizam e dificultam questionamentos contra atos de gestão considerados inadequados; a não disponibilidade de material em tempo hábil (como por exemplo, o instrumento contratual previsto na proposta), entre outros. A AFBNB defende a suspensão do processo como uma medida sensata e prudente.

Por Déa Jacobina. Fonte Portal da AFBNB