Notícias

Banese e BNB não avançam com propostas específicas

As rodadas de negociações entre os representantes dos bancários e bancárias e as direções do Banco do Estado de Sergipe (Banese) e Banco do Nordeste do Brasil (BNB) não avançaram. “A semana passada tanto o BNB quanto o Banese reafirmaram que vão acompanhar o que for acertado na mesa de negociação nacional com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), no tocante às cláusulas econômicas e benefícios. Porém, esses bancos não apresentaram nenhuma proposta de avanços quanto às pautas específicas”, afirma a presidenta do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE), Ivânia Pereira.

Segundo Ivânia Pereira, diante desses impasses, a orientação do Comando Nacional dos Bancários e dos sindicatos estaduais é pela manutenção e fortalecimento da greve.

Com o Banese, a direção do SEEB/SE teve reunida na última sexta-feira, 16. A minuta específica para o Acordo Coletivo de Trabalho Complementar 216/2017 do Banese foi entregue no dia primeiro deste mês. Já com o BNB, a última rodada aconteceu na última terça-feira (13), em Fortaleza, com a Contraf e os sindicatos. Segundo informações da Contraf, “com relação à pauta específica, a direção do BNB limitou-se a entregar minuta de acordo contendo as disposições referentes ao ponto eletrônico. E manifestou em mesa, formalmente, que não atenderá qualquer reivindicação relativa ao Plano de Cargos e Remuneração e à eleição de diretores para Camed e Capef”.

PLR/BNB

Sobre a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) o BNB informou que não ter ainda autorização do governo federal para efetuar adiantamentos e que o programa de PLR que adotará, considerará o resultado do exercício de 2016, por meio da consecução de metas corporativas e distribuição de até 12% do lucro líquido, sendo 9% da regra básica da Fenaban e 3% de PLR Social, conforme é autorizado pelo Governo e limitado a 25% do valor distribuído a título de dividendos.

Por Déa Jacobina. Fonte Contraf