Notícias

Fórum reuniu lideranças de 12 sindicatos da Bahia e Sergipe

Durante todo o dia desta sexta-feira (21), lideranças de 12 sindicatos filiados à Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe (FEEB BA/SE) conversaram sobre a política e economia nacional e acerca do acordo que pôs fim à greve nacional da categoria. No denominado Fórum de Presidentes da FEEB BA/SE estavam os representantes dos sindicatos de bancários dos dois estados vizinhos e de nove cidades: Camaçari, Feira Santana, Irecê, Itabuna, Ilhéus, Jequié, Jacobina, Juazeiro e Vitória da Conquista.

De acordo com o presidente da Federação, Emanoel Souza de Jesus, o resultado da greve, de 31 dias, precisa ser amplamente debatido na base sindical. Das deliberações, o Fórum realizará o Seminário da Diretoria da FEEB ampliada para aprofundar o assunto e discutir formas de luta diante do novo paradigma do Acordo Coletivo de Trabalho de dois anos. Também será priorizado o debate sobre os reflexos das novas tecnologias no mundo do trabalho. No próximo dia 27, em São Paulo, os membros do Comando Nacional dos Bancários também avaliaram a campanha salarial da categoria deste ano. 

Homenagens a José de Souza

A anfitriã do Fórum, presidente do SEEB/SE, Ivânia Pereira saudou os visitantes e parabenizou a iniciativa da federação de realizar o evento na capital sergipana.  Agora à noite, os sindicalistas da Bahia estarão presentes na homenagem póstuma ao sergipano ex-presidente do SEEB/SE, José Souza de Jesus, que faleceu no dia 21 de outubro de 2014.

Saiba Mais

O acordo firmado entre o Comando Nacional dos Bancários com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) prevalecerá por dois anos, com aumento real de 1% em 2017. Prever ainda 8% de reajuste; abono de R$ 3,5 mil; elevação em 15% no vale alimentação; de 10% no auxílio creche/babá, Contempla abono de dias parados, ampliação de ausências legais, avanço na ascensão profissional e manutenção da mesa única e modelo PLR de dois anos.

A FEEB BA/SE foi fundada em assembleia realizada no dia 16 de novembro de 1968. Atualmente, a Federação é filiada à CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) e conta com 10 entidades filiadas, sendo 9 (oito) na Bahia e 1 (uma) em Sergipe.

Por Déa Jacobina Ascom SEEB/SE