Notícias

Sob ameaça, Caixa completa 156 anos

Na data de comemoração dos 156 anos da Caixa Econômica Federal, dia 12 de janeiro, o Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) realizará protestos contra as ameaças de desmonte do banco federal. O ato será nesta quinta, às 08h, em frente à agência Serigy, localizada, no Calçadão João Pessoa. 

A data nacionalmente está sendo denominada de Dia Nacional de Luta na Caixa. Dos protestos os sindicatos e federações de bancários em todo o país estarão reforçando a mobilização em defesa da Caixa 100% pública e contra medidas administrativas como descomissionamentos arbitrários e Caixa Minuto.

De acordo com a presidenta do SEEB/SE, Ivânia Pereira, com discurso de enxugar e economizar, o governo Temer executa na prática uma ameaça antiga neoliberal, que é o desmonte dos bancos públicos federais. “Só com o anunciado Plano de Demissão Voluntária (PDV), o governo quer cortar 10 mil postos de trabalho na Caixa e fechar 100 agências em todo o País. Os prejuízos serão gigantescos para a economia nacional. Prejudica tanto a categoria bancária, que já sofre com a sobrecarga de trabalho, quanto os clientes e sobretudo os mais pobres, beneficiários de programas sociais implementados pelo banco público”, afirma a presidenta.

Segundo a diretora do SEEB/SE e funcionária da Caixa, Rosi Santos, o novo PDV deverá ser aberto para as adesões no final deste mês e o término, no início de fevereiro. “Atualmente, já existe a urgência na convocação dos concursados para suprir a demanda por funcionários. Rejeitamos esse modelo de PDV. Esse programa representa o novo ciclo de alterações no modelo de administração da Caixa. Um modelo desrespeitoso, que está elevando o clima de insegurança, de adoecimento e de sobrecarga para os empregados que permanecem”.

Por Déa Jacobina. Ascom SEEB/SE