Notícias

SEEB/SE abre inscrições para Curso de Paternidade Responsável

Certificado do curso é condição para solicitar pedido de extensão da licença paternidade

Estão abertas as inscrições, gratuitas, para o curso de Paternidade Responsável. Promovido pelo Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE), o curso será realizado no período de 21 a 24 deste mês, na sede do SEEB/SE.

Horário e inscrição

Segundo o diretor de Saúde do SEEB/SE, Adêniton Santana, o curso vai acontecer no horário das 18h30 às 21h30, e será ministrado pela enfermeira Monique Camila dos Santos, gerente da UTI Neonatal do Hospital Nossa Senhora de Lourdes. As inscrições podem ser feitas no site do SEEB/SE e ou pelo número 2107. 1868, saude@bancariose.com.br.

Prorrogação da licença

“Além de contribuir para o envolvimento de homens nas práticas de gênero, saúde e de cuidado com filho(s) e filha(s), o curso tem o objetivo de cumprir com a Lei n° 13.257/16, que instituiu a ampliação da licença paternidade, de cinco dias para 20 dias”, festeja a presidenta do SEEB/SE, Ivânia Pereira. O certificado do curso pode ser utilizado para comprovar orientação sobre paternidade responsável para o pedido de extensão da licença.  Além de prorrogar a licença maternidade, a Lei 13.257/16 passou a contemplar também a prorrogação da duração da licença-paternidade, de cinco dias para 20 dias.

Para ter direito à prorrogação, a licença somente alcança os empregados das empresas que aderirem ao "Programa da Empresa Cidadã". No caso da gestante, a empregada deve solicitar a prorrogação até o final do primeiro mês após o parto, sendo concedida imediatamente após a fruição da licença-maternidade de 120 dias (CF, art. 7º, XVIIII). Já o empregado deve fazer seu requerimento no prazo de dois dias úteis após o parto, cuja prorrogação ocorrerá após o término do prazo inicial de cinco dias (ADCT, art. 10, § 1º).

Por Déa Jacobina Ascom SEEB/SE