Notícias

SEEB/SE denuncia ganância dos bancos com redução de serviços e fechamento de agências

Esta semana, a imprensa e a população do município de Barra dos Coqueiros foram surpreendidas com a ‘notícia’: Bradesco reduzirá os serviços de atendimento ao público. Ou seja, a única agência do Bradesco, na localidade, foi reduzida a mero posto de atendimento, o denominado PA. Em Sergipe, até aqui, o Bradesco tem oito agências na capital e 14, no interior.

Para a presidenta do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE), Ivânia Pereira, “Infelizmente, essas medidas fazem parte da atual política econômica de mercado, do governo federal, com ameaças do papel social das instituições (públicas e privadas). Especificamente, o Bradesco está entre os cinco maiores bilionários lucros de bancos brasileiros. De forma gananciosa, objetivam prestar serviços à população e clientes com custo mínimo e com taxas abusivas. E nessa política, reduzem postos de trabalho e sobrecarregam os funcionários”.   

 “Com a medida, para os não clientes, o Bradesco vai desativar os caixas físicos. Ou seja, os moradores da Barra dos Coqueiros, usuários simples, não poderão mais usufruir dos serviços como pagamento de boleto e de talão de água e energia”, conta a presidenta do SEEB/SE, Ivânia Pereira. “Mais uma vez, a sociedade e os clientes são desrespeitados pela ganância do sistema financeiro. E agora, em que local o cliente comum e usuários serão atendimentos pelo Bradesco. Até porque, o banco continuará cobrando dos correntistas as tarifas, abusivas inclusive”, critica Ivânia Pereira.    

Em Sergipe, o Bradesco tem oito agências na capital e 14 no interior. Em Aracaju, estão instaladas as agências Aracaju Centro; General Valadão; Hiper Bom Preço; Francisco Porto; Siqueira Campos, Jardins Urbana; Prime Jardins e Centro Prime. Já no interior sergipano, o Bradesco tem agências nas cidades de Aquidabã, Capela Boquim, Cristinápolis, Canindê do São Franscisco, Estância, Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora do Socorro, Nossa Senhora da Glória, Propriá, São Cristóvão e Salgado. 

Em todo o país, o banco deverá encerrar atividades em 190 agências. O banco tem 5.248 agencias, com a rede do HSBC. Até o ano passado, o Bradesco descartou a possibilidade de fechar agências, com compra do banco inglês, no Brasil.

Por Déa Jacobina. Ascom SEEB/SE