Notícias

Sergipanos se mobilizam para a Greve Geral do dia 30

Em Sergipe, mais de 50 sindicatos de trabalhadores aprovaram adesão à greve geral convocada pelas centrais sindicais e as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo para o dia 30 de junho. Essa poderá ser a maior greve já deflagrada no Estado com manifestações previstas na capital e interior.

Estão marcados atos em Aracaju, Riachuelo, Lagarto, Porto da Folha, Estância, Nossa Senhora da Glória e Canindé do São Francisco. Já entre as categorias que vão paralisar as atividades estão os bancários, rodoviários, auditores fiscais, servidores públicos, professores e comerciários.

Até lá, as centrais sindicais de Sergipe - CTB, CUT e UGT - manterão a mobilização. Carros de som circulam pelas ruas da capital esclarecendo os motivos da paralisação e convidam o cidadão a dizer não à perda de direitos, ao fim da aposentadoria, ao desmonte da Previdência Social, à precarização nas relações de trabalho e ao governo golpista de Michel Temer.

REVOLTA

Em suas bases, os dirigentes sindicais convocam os trabalhadores a cruzar os braços na sexta-feira. “Hoje, visitamos diversas agências bancárias e constatamos que a revolta da categoria, dos clientes e dos aposentados, tanto com a reforma trabalhista como a Previdência, é muito grande”, ressalta Ivânia Pereira, presidenta do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB-SE) e secretária da Mulher Trabalhadora da CTB nacional.

Para Ivânia, essa é uma demonstração da capacidade de indignação do povo, o que pode tornar a greve do dia 30 a maior paralisação já ocorrida no Brasil. “Maior, inclusive, que a do mês de abril. Vai ser uma grande mobilização e vamos empenhar toda a nossa energia para a construção dessa greve geral”, enfatiza.

ESTRATÉGIA

Na noite de ontem (27), dirigentes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Sergipe (CTB/SE) se reuniram com os diretores de sindicatos filiados à entidade para discutir a estratégia de atuação durante a greve geral no Estado. “Vamos nos unir para mostrar a nossa força e nossa determinação de lutar contra os pacotes de maldade desse governo”, disse o presidente eleito da CTB/SE, Adêniton Santana.

Ao final do encontro, as lideranças aprovaram apoio aos rodoviários, que já decidiram paralisar as atividades. Portanto, os ônibus do transporte coletivo não deverão circular na sexta-feira em Aracaju. Em seguida, por volta das 7 horas, os cetebistas irão se concentrar na Praça General Valadão, Centro Comercial de Aracaju, para assegurar apoio aos comerciários que também aprovaram adesão à greve.

À tarde, a partir das 14 horas, as centrais sindicais, a Frente Sergipana Brasil Popular e Povo Sem Medo e os movimentos sociais se concentrarão na Praça General e sairão em caminhada em direção à Praia 13 de Julho.

 

Niúra Belfort
CTB-SE