Notícias

Técnicos esclarecem sobre opções para o futuro do Plano Benefícios do Sergus/Banese

Com o suporte de especialistas, o debate sobre a previdência complementar  aconteceu neste sábado  (12)

O Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) otimizou o debate sobre a reestruturação do Plano  Benefício Definido (BD) do Fundo de Pensão do Sergus/Banese e democratizou informações sobre a Caixa de Assistência (Casse/Banese).

Na assembleia específica, do último dia 12, o Sindicato trouxe gestores do Sergus, Casse e técnicos especializados, que ajudaram no debate sobre o futuro do Plano BD e do próprio instituto Sergus. Outra reunião sobre o tema está prevista para o próximo dia 22, no Centro Administrativo do Banese (CAB).

Migração ou saldamento

“Quanto ao Sergus, a assembleia debateu sobre as duas grandes alternativas que analisam a reestruturação do Plano BD: Migração Facultativa para o Plano de Contribuição Definida (CD) ou Saldamento Universal. A decisão final será deliberada possivelmente até o final deste mês pelo Conselho Deliberativo, após ouvir a manifestação da Comissão Tri Participe do Sergus, criada para esse fim. Foi um evento produtivo e esclarecedor”, afirma a presidenta do SEEB/SE, Ivânia Pereira.

A comissão é composta por representantes indicados pelo:  SEEB/SE, Apabanese, Banese  e pelos membros da diretoria do Sergus.

O advogado Thiago d´Ávila pontuou exemplos jurídicos de eventuais consequências da opção a ser tomada pelos participantes. “Apresentamos conceitos, os prós e os contras dessas alternativas. São importantes os esclarecimentos, porque após a escolha, a Justiça não permitirá mais a reversão de plano”, alerta o advogado.

Presença de técnicos e gestores

Estavam na mesa de trabalho da assembleia Ivânia Pereira; o superintendente, diretor Administrativo, diretor de Seguridade e o presidente do Conselho Fiscal do Sergus, respectivamente, Hércules Silva, Marcelo Carvalho, Augusto Cezar Barboza e Carlos Eduardo Menezes. Da Casse estavam o presidente e a diretoria de Promoção à Saúde, respectivamente, Marcos José dos Santos e Elda Rodrigues de Souza. Dos especialistas estavam o advogado Thiago d´Ávila Fernandes e o estudioso em Previdência Social e Gestão de Fundos de Pensão, Luciano Fazio. Estava ainda na mesa, o presidente da Apabanese, Antônio Gois.

Sortudo

Como divulgado, o Sindicato fez sorteio de uma bicicleta para os primeiros que chegaram a assembleia deste sábado. Também foram sorteados livros “O que é previdência”, de Luciano Fazio. O vencedor do sorteio da bicicleta foi o aposentado do Banese e ex-diretor do SEEB/SE, José Alves.

Por Déa Jacobina Ascom SEEB/SE