Notícias

FEEB estará na Audiência da Alese em Defesa dos Bancos Públicos

Em Salvador, lideranças dos bancários da Bahia e Sergipe definem calendário de luta

O fortalecimento da luta contra o desmonte das empresas públicas foi tema de debate exaustivo da reunião de dirigentes da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe (FEEB BASE). O encontro aconteceu na última sexta-feira(15), em salvador, e reuniu dirigentes da Federação que agrega 13 sindicatos da categoria (um de Sergipe e 12 da Bahia).  

Das deliberações, representantes dos bancários da Bahia estarão presentes na Audiência Pública na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), marcada para o dia 6 de outubro, denominada “Em defesa dos Bancos e Empresas Públicas”. Na Alese, a propositura foi solicitada pela presidenta do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE), Ivânia Pereira ao bancário e deputado Luciano Pimentel.

Além de Ivânia Pereira, cinco outros dirigentes do SEEB/SE participaram da reunião da FEEB dessa sexta: Elenilde Navarro, Mário Feitosa, José Elson Silva, Robério Ismerim do Sacramento e Wanderley Ferreira.

Congresso da FEEB

Ainda das decisões, a FEEB está convocando o 14º Congresso da Federação para os dias 9 e 10 de dezembro, em Salvador. O evento vai eleger a nova direção da entidade e apontar os rumos da entidade para os próximos. As lideranças também debateram a situação política do País, a Campanha Nacional dos Bancários 2017 e negociações específicas com os bancos.

Em reunião específica dos presidentes dos sindicatos dos bancários da Bahia e Sergipe, também realizada em salvador, na última sexta, as lideranças aprovaram a realização de manifestações em defesa dos bancos públicos no dia 3 de outubro e a realização de seminário jurídico para debater a reforma trabalhista, no dia 28.

Repúdio a Zezê de Camargo

A reunião aprovou também uma moção de apoio aos dirigentes sindicais de Itabuna, que estão sendo processados por organizar a greve geral do dia 28 de abril no município. Uma moção de repúdio foi aprovada contra o cantor Zezé de Camargo por afirmar que não houve ditadura no Brasil.

O encontro deliberou ainda pela participação da Feebbase no Encontro da Juventude da Federação Sindical Mundial, que acontecerá nos dias 28 e 29 de outubro, em Buenos Aires, na Argentina; a realização de manifestações no dia 3 de outubro, dia mundial de mobilização da Federação Sindical Mundial, tendo como focos principais a do emprego  e dos bancos público.

Por Déa Jacobina. Ascom SEEB/SE. Com fonte da FEEB BASE