Rádio Resistência

Notícias

14/11/2017

Vem aí nova edição do Curso de Paternidade

Já estão abertas as inscrições para a nova edição do Curso de Paternidade Responsável promovido pelo Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE). O curso será realizado nos dois primeiros sábados do mês de dezembro (dias 02 e 09). Com carga horária de 12 horas, as aulas serão das 8h às 14h, na sede do Sindicato. A orientadora é a enfermeira e gerente de UTI Neonatal do curso, Monique Daniela Lima Cabral. 

O diretor de Saúde do Sindicato, Adêniton Santana destaca que o curso prepara os pais/bancários para compartilhar os cuidados com os bebês e ao mesmo tempo garante o acesso à ampliação da licença paternidade, de cinco dias para 20, um direito instituído pela Lei n° 13.257/16.

A presidenta do SEEB/SE, Ivânia Pereira afirma que as aulas estão abertas à participação de namoradas e esposas. “A Orientação à Paternidade Responsável tem um grande desafio pela frente: romper o comportamento machista com relação às tarefas e cuidados com os bebês”, afirma Ivânia.

Saiba Mais  

Com o certificado, os participantes terão o direito de acessar a Lei n° 13.257/16, que instituiu a ampliação da licença paternidade, de cinco dias para 20 dias. Para ter direito à prorrogação, a licença somente alcança os empregados das empresas que aderirem ao "Programa da Empresa Cidadã". No caso da gestante, a empregada deve solicitar a prorrogação até o final do primeiro mês após o parto, sendo concedida imediatamente após a fruição da licença-maternidade de 120 dias (CF, art. 7º, XVIIII). Já o empregado deve fazer seu requerimento no prazo de dois dias úteis após o parto, cuja prorrogação ocorrerá após o término do prazo inicial de cinco dias (ADCT, art. 10, § 1º).

Por Déa Jacobina. Ascom SEEB/SE