Notícias

Saque Rápido do jornal Resistência, nº 1240

Eleições para a AFBNB

As eleições para representante de base da AFBNB ocorrerão nos próximos dias 28 e 29 de novembro em todas as unidades do BNB, onde há candidatos inscritos. De acordo com a Comissão Eleitoral, foram registradas 238 candidaturas em 193 unidades do BNB em toda área de atuação do banco. 

FEEB BASE fará congresso em dezembro

O 14º Congresso da Federação dos Bancários da Bahia a Sergipe (FEEB BASE será nos dias 9 e 10 de dezembro, em Salvador. O evento reunirá representantes dos 12 sindicatos filiados para analisar a realidade da categoria e a situação política, econômica e social do país; fixar o plano de luta e aprovar as diretrizes da atividade sindical da entidade, além de eleger a nova diretoria para o triênio 2018 -2021. A federação reúne os sindicatos de bancários da Bahia, Sergipe, Camaçari, Vitória da Conquista, Irecê, Extremo Sul, Juazeiro, Jacobina, Jequié, Feira de Santana, Ilhéus e Itabuna.

Tribuna Livre

O Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) usará a Tribuna Livre da Sessão da Câmara de Vereadores de Aracaju, no próximo dia 28. A presidenta do SEEB/SE, IVânia Pereira voltará a pedir apoio à campanha “Em defesa dos bancos públicos”. O espaço foi conquistado pelo vereador Américo de Deus.

Santander eleva plano de forma abusiva

Depois de alterar de forma unilateral o plano de saúde dos funcionários e dependentes, que passou do Bradesco Saúde para o SulAmérica, o Santander agora anuncia um reajuste que chega a 20%. O aumento é infinitamente maior do que a inflação acumulada neste ano, em 2,21%. O salário também não acompanha. Veja matérian completa no www.bancariose.com.br.  

Sarau da UBM

Para abrir em Aracaju os 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra à Mulher, a União Brasileira das Mulheres (UBM/SE) realizará nesta sexta-feira (24), às 17h, o ‘Sarau Emancipacionista’, na sede do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE). Das atividades, as feministas anunciam ainda uma exposição do Mapa da Violência Contra a Mulher, o Feminicídio (nacional e regional); exibição de filmes e musica. Acompanhe pelo www.bancariose.com.br.

Lula tem 42%, Bolsonaro 16%

Segundo o levantamento CUT/Vox Populi, realizado entre 27 e 30 de outubro, Lula aparece com 42% das preferências em uma lista com dez presidenciáveis (havia alcançado 47% na enquete anterior). Em segundo lugar, em uma posição aparentemente consolidada, surge o deputado federal Jair Bolsonaro, cujo percentual variou de 13% para 16% entre julho e outubro. Os demais postulantes se engalfinham em um patamar abaixo de 8% de citações.

Em defesa dos bancos públicos

Assista o vídeo explicando a origem e a história dos bancos e o papel dessas instituições no desenvolvimento econômico e social do país. O vídeo produzido pela Contraf integra campanha em defesa do controle público dos bancos, num momento em que o gestão entreguista Michel Temer pretende abrir o capital e dividir o controle da Caixa Econômica Federal, gesto considerado primeiro passo no processo de privatização. O vídeo está disponível no face do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE).

Volks atuou na repressão

O relatório da investigação realizada pelo Ministério Público Federal (MPF) confirma que a montadora alemã Volkswagen colaborou de maneira sistemática e ativa com o regime militar no Brasil, noticiaram este mês o jornal alemão Süddeutsche Zeitung e a emissora NDR. A comissão concluiu que a Volks teve um papel ativo na repressão dos militares. O documento é peça fundamental no inquérito contra a Volkswagen, aberto em 2015, após um pedido de vários sindicatos e da Comissão Nacional da Verdade (CNV). Segundo o documento do MPF, logo após o golpe de 1964, a filial brasileira da Volks (...) a partir do fim da década de 1970, tinha interesses comerciais, ao desejar utilizar o "maquinário repressivo do Estado" para impedir greves.