Notícias

Sindicato dos Bancários da Bahia completa 85 anos de existência

A Diretoria do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) envia Votos de Confraternização à direção do Sindicato dos Bancários da Bahia (SSBA) pela passagem dos 85 anos de existência da entidade.

“Os sindicatos da categoria da Bahia e Sergipe são entidades irmãs. Na Bahia, a fundação do sindicato ocorreu em 4 de fevereiro de 1933. No ano seguinte, em 14 de julho de 1934, nasce o SEEB/SE, inclusive com todo apoio do sindicato baiano. Essas históricas entidades protagonizaram juntas várias batalhas e importantes feitos, como (por exemplo) a fundação da Federação dos Empregados dos Estabelecimentos dos Bancários da Bahia e Sergipe, em 16 de novembro de 1968”, conta a presidenta do SEEB/SE, Ivânia Pereira.

Dos encontros regulares da categoria bancária, os dirigentes e delegados sindicais dos estados vizinhos (BA e SE) se encontram anualmente para aprofundar o debate sobre as transformações do mundo do trabalho, especificamente, nas condições de trabalho nas instituições financeiras e a situação econômica do País. Desses eventos se destacam as conferências estaduais da FEEBA BASE, que pela terceira vez foram sediadas em Aracaju. A última _ a 19ª Conferência_  aconteceu em Aracaju nos dias 15 e 16 de julho de 2017, que contou com cerca de 300 bancários (as) das 13 bases sindicais da federação. O ano passado, os bancários sergipanos também contaram com as presenças de dirigentes dos sindicatos baianos que compõem a FEEB nas audiências públicas realizadas na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), ‘Em defesa dos bancos e empresas públicas’ (Ver fotos).

Por Déa Jacobina Ascom SEEB/SE