Notícias

Bancários participam dos protestos contra a votação da Previdência

No Dia Nacional de Protestos Contra a Votação da Reforma da Previdência, em Aracaju, os bancários e bancárias participaram das belas manifestações que ocorreram na manhã desta segunda-feira (19). Os atos foram organizados pela Frente Brasil Popular, que reuniu centrais sindicais (CTB, CUT, UGT e Nova Central), sindicatos e movimentos sociais. 

Logo no início da manhã, os manifestantes se concentraram em frente ao prédio do INSS, da Avenida Ivo do Prado e em seguida saíram em caminhada pelas ruas centrais da cidade, com destino aos calçadões João Pessoa e Laranjeiras. O último ato foi realizado em frente à sede do Ministério do Trabalho, localizada na Rua Itabiana.

A presidenta do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE), Ivânia Pereira comemorou a unidade e determinação das centrais e sindicatos em manter firme a defesa da Previdência Social. "Toda a classe trabalhadora será durarmente penalizada caso essa reforma seja aprovada pelo Congresso Nacional. Temer não conseguiu e não vai conseguir mentir mais para a sociedade sobre os prejuízos dessa Proposta de Emenda Constitucional (PEC) N. 287/2016. As centrais têm de forma insistente, em todo o país, denunciado as verdadeiras intenções desse governo de retirar garantias históricas da Previdência Social para atender o setor privado e reduzir o papel social do Estado Brasileiro. Ninguém tem mais dúvida, essa PEC representará, se aprovada, o fim da aposentadoria por tempo de contribuição”, afirmou Ivânia Pereira

Protestos no Palácio dos Despachos

Logo mais, às 14h, em frente ao Palácio de Despachos, Aracaju vai presenciar novos protestos. Desta vez serão os servidores públicos do estado de Sergipe que prometem realizar um ato unitário contra a administração estadual. “Há mais de cinco anos sem reposição salarial, frente à inflação, os servidores também amargam atraso salarial e os aposentados e pensionistas vêm constantemente recebendo de forma parcelada seus proventos”, repudia o presidente da CTB/SE, Adêniton Santana. .       

Estarão nesse ato os servidores do Fisco, Polícia Civil, Emdagro, do Serviço Público estadual, nutricionistas, psicólogos, auxiliares de enfermagem, assistentes sociais e professores.

Por Déa Jacobina. Ascom SEEB/SE