Notícias

Paródia aborda luta sindical e ideologia nas agências

Sindicato levará teatro para mobilizar de forma lúdica à Campanha Nacional dos Bancários

Hoje pela manhã (12), a Diretoria do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) assistiu a primeira apresentação do esquete teatral, que será disseminada nas agências bancárias de Sergipe. Em seguida, em roda de conversa, os sindicalistas avaliaram o texto e a montagem. Com pequeninas sugestões de alteração, a paródia foi aprovada.   

“Seguindo a tradição, encomendamos o projeto para que de forma lúdica possamos mobilizar a nossa categoria para a Campanha nacional dos Bancários. Este ano, a campanha foi antecipada para o mês de maio”, explica a presidenta do SEEB/SE, Ivânia Pereira.  

Teatro popular

A direção da peça é de Raimundo Venâncio da Tampa Produções Artística e o texto é de Virginia Fontes. Com seis minutos de duração, a paródia tem como personagens um narrador (o ator Rai Barbosa) e duas irmãs siamesas (as atrizes Líria Regina e Evelyn Teixeira). O narrador, uma espécie de alecrim, conta a estória das siamesas que nutrem entre elas mesmas divergências filosóficas e ideológicas profundas: enquanto uma delas é consciente da relação trabalho/patrão e atuante da luta sindical, a outra é contrária. O texto com muito humor aborda as conquistas históricas dos bancários e a situação atual do Páis, destacando a retirada de dirietos e conquista (leis trabalhista e da terceirização e a reforma previdência). 

Por Déa Jacobina. Ascom SEEB/SE