Notícias

Ivânia Pereira envia Moção e exige apuração do crime contra feminista negra

A presidenta do Sindicato dos Bancários de Sergipe (Sergipe), Ivânia Pereira, em nome das bancárias e bancários sergipanos, enviou nesta quinta-feira (15), uma Moção de Pesar pelo assassinato da jovem e negra vereadora do Psol do Rio de Janeiro, Marielle Franco. A moção foi encaminhada às entidades feministas que lutam contra o feminicídio e por direitos humanos no Rio de Janeiro. A jovem vereadora, com apenas 38 anos, foi executada a tiros na última quarta-feira (14), no centro do Rio.

“Encaminhamos copias dessa Moção à Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, para reforçar a nossa indignação e bem como para exigir das polícias Militar, Civil e Federal a apuração imediata desse assassinato, em especial porque a vereadora estava relatora da Comissão de Trabalho da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, responsável por acompanhar a intervenção federal no município carioca”, afirma Ivânia Pereira.

Os movimentos populares cariocas estão disseminado nas redes sociais a trajetória da luta da vereadora Marielle nos últimos dias da vida dela: Marieele foi nomeada relatora da comissão referida no dia 14 de fevereiro; no dia 10 de março, a mesma denunciou violência policial e no último dia 14, é executada a tiros.

Na capital baiana, o assassinato da liderança feminista carioca mobilizou a Marcha Mundial das Mulheres. De acordo com Ivânia Pereira o assassinato de Marielle já repercute agora em todo o mundo. “Marielle era uma destacada militante social. Uma mulher negra e oriunda da favela da Maré. Da luta cotidiana, Marielle, dedicou sua militância na defesa de políticas públicas para as mulheres na cidade, em especial no enfrentamento à violência e na defesa dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres. Enquanto vereadora, ela vinha se destacando corajosamente na linha de frente no enfrentamento à intervenção militar no Rio de Janeiro”, divulga Ivânia Pereira que se solidariza com o PSOL, familiares de Marielle e todas mulheres e homens que lutam contra o feminicídio.

Saiba Mais

Fonte:Poder 360_ Marielle Franco foi eleita em 2016 vereadora pelo Psol. Foi seu 1º mandato, se elegeu com 46 mil votos– a 5ª mais bem votada. Formou-se em sociologia pela PUC, com bolsa integral, e fez mestrado em administração pública na UFF, com o tema “UPP: a Redução da Favela a Três Letras”.  Marielle foi mãe aos 19 anos. Antes de ser eleita, ela foi assessora parlamentar do deputado estadual Marcelo Freixo, também do Psol. Foi eleita vereadora tendo como principais bandeiras o feminismo e os direitos humanos.

Por Dea jacobina Ascom SEEB/SE