Notícias

SEEB retoma passagem nas agências com o teatro ““As irmãs siamesas bancárias”

Rumo à Campanha Nacional do Bancários

Agora pela manhã (09), a Diretoria do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) retoma as visitas às agências bancárias na capital sergipana com a paródia teatral “As irmãs siamesas bancárias”. As visitas anunciam a Campanha Nacional dos Bancários que este ano foi antecipada para o mês de maio.

Com muito humor, o teatro popular aborda em seis minutos as conquistas históricas dos bancários e bancárias. No contraponto, a difícil situação do País e a retirada de direitos da classe trabalhadora também são destacadas (novas legislações trabalhista e da terceirização e a ameaça da aprovação da reforma previdência). A paródia trouxe também para o debate as tentativas de enfraquecimento dos sindicatos relativo ao custeio das instituições sindicais (contribuição sindical).   

“Seguindo a tradição, estamos de forma lúdica iniciando a mobilização da nossa categoria para a Campanha Nacional dos Bancários. Este ano, a campanha será antecipada para o mês de maio”, explica a presidenta do SEEB/SE, Ivânia Pereira.

Saiba Mais

A peça é dirigida por Raimundo Venâncio da Tampa Produções Artística e o texto é de Virginia Fontes. A paródia tem como personagens um narrador (o ator Rai Barbosa) e as irmãs siamesas (as atrizes Líria Regina e Evelyn Teixeira). O narrador, uma espécie de alecrim, conta a estória das siamesas que nutrem entre elas divergências filosóficas e ideológicas profundas: enquanto uma delas ‘Simzete’ é consciente da relação trabalho/capital, a outra ‘Nãozete’ diz contrária à luta sindical.

Por Déa Jacobina. Ascom SEEB/SE