Notícias

ANABB decidiu orientar o voto contrário à proposta de alteração do Estatuto da Cassi

O Conselho Deliberativo da ANABB decidiu orientar o voto contrário à proposta de alteração do Estatuto da Cassi

Em 28.08.2018

O Conselho Deliberativo da ANABB decidiu orientar o voto contrário à proposta de alteração do Estatuto da Cassi, promovida pela diretoria da entidade.  O pleito que está sendo amplamente divulgado pelo site da Caixa de Assistência foi construído de forma unilateral e sem a devida discussão com os associados e com as entidades representativas. Além disso, propõe a RETIRADA DE DIREITOS, trazendo mudanças IRREVERSÍVEIS e PREJUDICIAIS para o corpo social.

A ANABB defende a discussão de uma proposta que traga solução perene para a Cassi, pois não há dúvidas de que é necessário revisar o modelo de custeio para o restabelecimento do equilíbrio financeiro do Plano de Associados. Vale lembrar que o Banco do Brasil é um importante e desejado patrocinador e ele próprio, juntamente com a consultoria contratada, reconhecem que a Cassi é o maior benefício para os funcionários.

No entanto, a proposta apresentada aumenta o poder de gestão do Banco do Brasil na Caixa de Assistência e coloca em prática o que determina a Resolução CGPAR n.º 23, incluindo novas regras de custeio de forma precipitada, uma vez que a resolução tem um prazo de quatro anos para ser implementada, após a sua publicação, ou seja, até janeiro de 2022.

Mais uma vez, a ANABB assume o papel de entidade representativa e esclarece aos associados sobre as graves consequências que uma alteração estatutária pode provocar quando é feita sem o devido processo de discussão e negociação com todas as partes envolvidas.

A partir de agora, a ANABB pontua alguns temas importantes para chamar a sua atenção sobre os prejuízos dessa proposta.

Você deixará de ser associado para ser beneficiário

Comentário: No organograma da estrutura societária da Cassi, encontramos como órgão máximo o corpo social. No papel de associado, você também é dono da Cassi. Ao se tornar um beneficiário, como o próprio nome diz, você simplesmente passa a ser um usuário do plano, sem qualquer intervenção nas decisões tomadas pela governança.

Novos funcionários não terão plano de saúde na aposentadoria

Comentário: A proposta de novo estatuto faz valer a CGPAR 23 (que está sendo questionada judicialmente pela ANABB) e cria impedimento para inclusão de novos funcionários no Plano de Associados. Além disso, deixa de oferecer o benefício de saúde no pós-laboral. Um plano sem novos ingressos é um plano que caminha para a extinção. Sem novas vidas, o plano não se sustenta.

 Criação de novos planos

Comentário: A proposta de novo Estatuto abre possibilidade de o Banco do Brasil criar novos planos a qualquer momento e atendendo aos seus interesses.

 Essa matéria é apenas a primeira de várias outras que a ANABB vai divulgar no site sobre a proposta de novo Estatuto.

A ideia é discutir com você ponto a ponto sobre cada item do novo texto, explicando o que está sendo mudado e os impactos para os associados.