Notícias

Caixa adota política do mercado

Instituição responsável por projetos de inclusão social é preparada para venda

Há algum tempo, a Caixa Econômica Federal vem adotando políticas meramente mercadológicas, deixando de lado o papel social de banco público. Agora, a instituição aderiu mesmo à modalidade digital (banco digital), o que tende a deixar a população carente ainda mais desassistida. Milhares de pessoas não utilizam ainda a internet para transações bancárias.

Nessa onda tecnológica, apesar de oferecerem serviços, os trabalhadores desse tipo de empresa não são considerados bancários. Outro ponto que merece destaque é a falta de segurança nas transações.

O banco digital, somado as outras medidas da Caixa (redução do quadro de empregados, fechamento de agências, extinção e setores estratégicos) faz parte do desmonte da empresa. Assim, a instituição responsável por importantes projetos de inclusão social é preparada para venda. Mais um retrocesso ronda o nosso País.  

O investimento, feito por meio de fintechs, que será realizada pela Money Ex e CaixaPar, será de R$ 270 milhões inicialmente.

Por meio do banco digital, os clientes poderão fazer pagamentos, gestão financeira, empréstimos e negociação de dívidas, crowdfunding, investimentos, criptomoedas (bitcoin) e blockchain (ambiente onde ocorrem transações de forma descentralizada) e seguros. Algumas transações digitais já existem, mas atualmente são limitadas.

E os bancári@s

Nessa onda tecnológica, apesar de oferecerem serviços, os trabalhadores desse tipo de empresa não são considerados bancários. Outro ponto que merece destaque é a falta de segurança nas transações. O investimento, feito por meio de fintechs, que será realizada pela Money Ex e CaixaPar, será de R$ 270 milhões inicialmente.

O banco digital, somado as outras medidas da Caixa, como redução do quadro de empregados, fechamento de agências, extinção de setores estratégicos, faz parte do desmonte da empresa. Desta forma, a instituição responsável por importantes projetos de inclusão social é preparada para venda. Mais um retrocesso que o Brasil pode ter.

FONTE: SEEB BA