Notícias

SEEB/SE denuncia desmonte da Caixa Econômica

Hoje pela manhã (5), a diretoria do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) realizou ato em defesa da Caixa 100% pública e contra a Reforma da Previdência, em frente à agência Serigy, localizada no Calçadão João Pessoa. A manifestação é de cunho nacional. As manifestações estão acontecendo em todo o País. O movimento sindical também festejou o quarto adiamento do leilão da Lotex, a loteria instantânea, que estava marcado para hoje. No início da semana, o BNDS anunciou o adiamento da venda para o dia 26 de março. 

 “Estamos alertando a sociedade sobre os prejuízos sociais para os trabalhadores e para a própria soberania da nossa nação. O governo federal não tem o direito de fatiar, de desmontar a Caixa. Com 148 anos, essa empresa é o único banco 100% público e por isso mesmo é patrimônio nacional e pertence ao povo”, afirma a presidenta do SEEB/SE, Ivânia Pereira.   

Lotex

A privatização da loteria instantânea ameaça os repasses sociais para importantes programas. De acordo com dados oficiais, no período de 2011 a 2016, a Lotex arrecadou R$ 60 bilhões. Do montante, R$ 27 bilhões foram destinados para o financiamento de projetos em áreas como cultura, esporte, educação e segurança.  Se vendida, a iniciativa privada certamente deixará de investir. Não é de interesse do grande capital, por exemplo, destinar milhões de reais para os jovens serem beneficiados pelo FIES ou para o esporte amador.

Ascom SEEB/SE