Notícias

Sindicatos cobram explicações do Santander sobre mudanças anunciadas

Do SEEB/SE, três dirigentes participaram da reunião com o banco espanhol

Os diretores dos sindicatos dos bancários da Bahia e de Sergipe se reuniram com representantes das Relações Sindicais do Santander para tratar, entre outros assuntos, da mudança para o novo cargo de Gerente de Negócios e Serviços (GNS), que vai alterar o quadro de funções em 100% das agências. O encontro foi realizado no último dia 15.

Na prática, parte dos caixas convencionais e agentes comerciais passará a ser GNS 6 horas e os coordenadores e gerentes especiais de GNS 8 horas. A mudança vai englobar de 12 a 13 mil funcionários. Todos os gerentes de negócios e serviços poderão exercer o papel de caixa com limite de 30% de tempo na função.

Do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE), participaram dessa reunião os diretores Adilson Azevedo (Esporte), Josivaldo Cunha (Financeiro) e Jeane Mércia (Secretaria Geral). Também estavam os representantes da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe e dos sindicatos de Camaçari e Juazeiro. Pelo banco, representando as Relações Sindicais do Santander, Fabiana Ribeiro e Andrea Zaiclan. 

Para o banco espanhol, a alteração é uma forma de otimizar o tempo dos clientes, que serão atendidos pelo mesmo empregado e farão diversos serviços. Porém, para o movimento sindical, a medida acumula funções e sobrecarrega o funcionário, deixando-o exposto ao adoecimento.

Educação financeira

Sobre o trabalho voluntário de educação financeira aos sábados, o Sindicato da Bahia se posicionou contra. A iniciativa acontecerá em nove fins de semana, de maio e junho. A entidade acredita que a atividade pode ser transformada em rotina pelo Santander, que pode se aproveitar para prospectar produtos e clientes.

Segundo o banco espanhol, o trabalho será feito por bancários 'voluntários'. Em todo o Brasil, a atividade acontecerá em 29 agências.

Ben Visa Vale

Também foi tratada a implantação e a rede de atendimento da nova bandeira dos tíquetes refeição e alimentação, o Ben Visa Vale, um produto do Santander. Como o último crédito feito no Alelo foi em 29 de março, os funcionários terão um prazo de 90 dias a partir da data para gastar o valor. Ou seja, no final de junho.

A previsão é de que até 30 de abril o Ben Visa Vale tenha 102 mil locais credenciados, mesma quantidade da antiga bandeira. O número, no entanto, não significa que serão os mesmos pontos utilizados com os vales antigos, o que preocupa.

FONTE: SEEB BA