Notícias

Passeata de Aracaju levou mais 20 mil às ruas

SEEB/SE e CTB participaram do ato que teve como grito de guerra “A nossa luta unificou é estudante junto com trabalhador”

Uma bela demonstração de unidade e resistência. Ecoando a palavra de ordem “A nossa luta unificou é estudante junto com trabalhador”, a passeata em Aracaju no Dia de Luta da Educação (15.05) levou mais de 20 mil pessoas às ruas. A manifestação congestionou as principais vias que levam ao centro comercial de Aracaju. “O trânsito parou”. Os dirigentes do Sindicato dos Bancários de Sergipe e da CTB/SE estavam no ato. A greve nacional da Educação inicialmente era especificamente contra a reforma da Previdência. Os cortes no orçamento das universidades, impulsionaram o movimento. 

Em Aracaju, os manifestantes bloquearam um dos acessos ao campus da Universidade Federal de Sergipe. Estudantes também se concentraram na porta do Instituto Federal de Sergipe (IFS). No final da tarde, mais de 20 mil pessoas estavam na passeata no centro da cidade. Da concentração, na Praça General Valadão, estudantes e trabalhadores  percorreram as principais avenidas do centro de Aracaju. 

 

UNE convoca nova manifestação

As centrais sindicais (CTB, CUT, Força, UGT, CGTB, Intersindical, CSP-Conlutas, Nova Central) mantêm a mobilização para a Greve Geral do 14 de junho em defesa de direitos e contra a reforma da Previdência.

Mas antes, no final deste mês, dia 30, as centrais estão orientando a classe trabalhadora a apoiar e participar  da manifestação convocada para o dia 30 em todo o país pela União Nacional dos Estudantes (UNE). A luta permanece em defesa da Educação e contra os cortes de verbas para universidades públicas, determinado pelo governo Bolsonaro.

A greve nacional da Educação contra a reforma da Previdência e os cortes no orçamento das universidades anunciados pelo governo Bolsonaro, temperada por manifestações em todos os estados da federação e no DF, confirmou as mais otimistas expectativas dos seus organizadores e faz desta quarta-feira, 15 de maio, um dia histórico para o povo brasileiro. Ocorreram manifestações em pelo menos 116 cidades, segundo levantamento do G1.