Notícias

Bancários(as) aposentados(as) têm urna fixa na sede do SEEB/SE

Para os aposentados e aposentadas dos bancos públicos e privados filiados(as), o Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) disponibiliza urna fixa na sede da entidade nas eleições para a renovação do Sistema Diretivo do SEEB/SE (Diretoria Executiva, Conselho Diretor e Conselho Fiscal), para o triênio 2019/1922. O processo eleitoral começou nesta quarta-feira (22) e vai até a próxima sexta-feira (23).

Ao todo estão sendo disponibilizadas 14 urnas, dessas duas são fixas. Na sede do SEEB/SE, a entrega das urnas foi acompanhada por coordenadores de mesa, fiscais e membros da Chapa 1: Resistência. 

Além da sede do sindicato, a outra fixa está no CPD do Banco do Estado de Sergipe (Banese). A única chapa concorrente, denominada ‘Resistência Bancária’, é liderada pela atual presidenta Ivânia Pereira. “É um momento democrático importante na vida da nossa categoria. Para nós, a participação de cada bancário e bancária nessas eleições confere credibilidade processo eleitoral e à própria entidade”, afirma Ivânia Pereira.    

“Sou filiado e pago em dia as mensalidades”

O aposentado do Bradesco, Gerson Dantas Andrade foi o primeiro a votar nessas eleições. Com a carteirinha de filiado, Gerson fez questão de declarar o voto, posar para foto e defender a participação dos colegas nas eleições do sindicato. “Com orgulho sou filiado e pago em dia as mensalidades sindical, porque sei da importância do sindicato na minha vida. Com o SEEB/SE, nós dos bancos privados conseguimos muito. Conquistamos, por exemplo, Plano de Saúde, reajuste salaria, ticket alimentação. Na hora do vamos ver, é justamente o sindicato que com força e ousadia fecha as agências”, destaca o aposentado.

‘Palácio da Democracia’

Já a primeira aposenta a votar na sede do SEEB/SE foi Palmira do Nascimento Maia. Do Banese, alegre e sempre presente nas atividades sindicais, Palmira gosta de fazer a alusão sindicato versus “Palácio da Democracia” e conta o porquê da expressão: “faço sempre essa referência porque é aqui que a gente conhece, luta e conquista os nossos direitos”.

De acordo com um dos membros da Comissão Eleitoral que coordena as eleições do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE), Milton Oliveira, ao todo 530 aposentados e aposentadas de bancos (públicos e privados) estão aptos a participar dessas eleições. “Os filiados (as) da ativa também podem votar na urna fixa, com voto em separado”, explica Milton Oliveira.

Pela segunda vez consecutiva o também aposentado da Caixa Econômica Federal, José Roberto da UNEI, colabora com a Comissão Eleitoral, como coordenador de mesa de votação.

“É importante a participação dos(as) aposentados(as) porque eles fazem parte da vida sindical mesmo pós-laboral. Para manter essa boa relação e estreitar os laços, anualmente, o sindicato faz atividades que estimulam essa presença no cotidiano do SEEB/SE. Das nossas ações, realizamos Aposentado Folia, Festas dos aniversariantes, Tarde Cultural, Café dos Aposentados no Banco do Brasil (encontro mensal que conta com o apoio do SEEB/SE), além de estimularmos a participação  nas atividades gerais como a Caminhada dos Bancários, a Corrida dos Bancárias e as manifestações em defesa de diretos e contra as reformas que aconteceram nos últimos anos”, ressalta Milton Oliveira.

Apuração dos votos

Segundo a coordenadora da Comissão Eleitoral, Maria Pureza Sobrinha, na sexta-feira (24), logo após o encerramento da votação será realizada a apuração e divulgação do resultado eleitoral. O processo é aberto ao público, na sede do sindicato.

A Comissão Eleitoral das Eleições do SEEB/SE é formada por Maria Pureza Sobrinha (aposentada BB), Milton Oliveira (aposentado do BB) e João Ricardo (Agecef/SE).

Por Déa Jacobina Ascom SEEB/SE