Notícias

SEEB/SE completa 85 Anos no dia 14 de julho

SEEB/SE completa 85 Anos no dia 14 de julho

O dia 14 de julho é um dia especial para os bancárias e bancários sergipanos. O Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) foi fundado em 14 de julho de 1934. A data foi escolhida para reverenciar o dia da Revolução Francesa.

Este ano, o SEEB/SE completa 85 anos e vem se consagrando como um dos mais fortes e consolidados sindicatos do Estado de Sergipe. Nessa longa trajetória, a bancária do Banese, Ivânia Pereira reeleita-presidenta é a primeira mulher a comandar a entidade. No ano em que comemorou oito décadas de existência, a gestão do então presidente José Souza de Jesus, o SEEB/SE homenageou as lideranças bancárias com a exposição da linha do tempo de ex-presidentes do SEEB e criou o selo personalizado e comemorativo à data histórica.

Este ano a data histórica será comemorada na abertura do I Congresso dos Bancários e Bancárias de Sergipe, a ser realizado nos dias 19 e 20 deste mês. Além das comemorações dos 85 Anos do SEEB/SE, a abertura terá a posse festiva da nova Direção do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE).

“O Congresso pretende provocar análise sobre a situação política e econômica do País e abordar temas específicos da categoria, como as implicações das inovações tecnológicas no trabalho bancário e os impactos das mudanças na legislação trabalhista para os trabalhadores e a organização sindical e a Reforma da Previdência”, afirma Ivânia Pereira.

Dos palestrantes do Congresso, confirmaram presenças o advogado Cezar Britto; o secretário do Trabalho e Emprego do Estado da Bahia, Davidson Magalhães; o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, e o economista do Dieese/SE, Luis Moura.

GTs dos bancos públicos e privados

Ainda da programação, o Congresso promoverá Grupos de Trabalho/GTs dos bancos privados, públicos federais e Banese, que contarão com representação das seguintes instituições: Cassi e Previ/BB; Casse e Sergus/Banese; Capef e Camed/BNB; Funcef e Saúde Caixa/CEF.

Saiba Mais

No mesmo ano e mês em que o SEEB/SE completa 85 anos, o Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Bancários (IAPB) completaria este ano exatos 85 anos de existência. Esses fatos históricos na vida sindical bancária não são coincidências. Em julho de 1934, uma das conquistas da primeira greve nacional dos bancários, o IAPB foi instituído no dia 9 e cinco dias depois foi fundado o SEEB/SE, dia 14. O instituto foi extinto em 1967, com a criação do Instituto Nacional de Previdência Nacional (INPS).

A intensa história dessa década de lutas é rememorada pelo comunista, bancário e baiano Euclides Fagundes Neves, na obra "Bancos, bancários e movimento sindical", editada pela Anita Garibaldi em 1998 e pelo historiador da Universidade Federal de Sergipe, Fábio Maza.

Na década de 30, enfrentando a repressão, segundo Fábio Maza, os pioneiros do SEEB/SE participaram dos "primeiros passos para a instalação do IAPB, através de cartas e enviando delegados ao Rio de Janeiro para a renovação da diretoria do instituto".

Em novembro de 1935, o primeiro delegado-eleito para representar a categoria em Sergipe no Congresso Nacional dos Bancários foi Waldemar Piedade. Segundo Euclides Fagundes, o sergipano iria representar a categoria na renovação anual da direção do IAPB (Euclides, pg127). Fábio Maza conta que em 23.11.1935 Waldemar é preso no Rio de Janeiro, à antiga capital federal, e conduzido com outros passageiros à chefatura de polícia, sendo três dias depois transferido para a cadeia da rua Frei Caneca onde permaneceu "mais ou menos três meses"

Por Déa Jacobina da Ascom SEEB/SE