Notícias

Ivânia Pereira declara aberto o I Congresso dos Bancários e Bancárias de Sergipe

Veja na íntegra o discurso da presidenta do Sindicato dos Bancários de Sergipe, Ivânia Pereira, na declaração de abertura do I Congresso dos Bancários e Bancárias de Sergipe. O grande evento foi realizado nos últimos dias 19 e 20, na sede do SEEB/SE.   

Boa Noite!
Nossas Saudações aos dirigentes de sindicatos co-irmãos aqui presentes.

Quero fazer uma saudação especial aos delegados e delegadas bancárias presentes.

O 1º Congresso dos Bancários e Bancárias de Sergipe acontece em momento emblemático.

Temos um novo centro de gravidade: a centralidade da questão nacional e o combate ao fascismo. 

Um momento em que o maior drama da atualidade no Brasil é o desemprego em massa. Suas consequências têm múltiplas dimensões, o que configura uma tragédia social. Fome, desassistência em aspectos como saúde e educação, violência e falta de perspectiva são alguns dos seus efeitos. Tudo isso causa justa indignação. Mas, além de lamentar, impõe-se a busca de caminhos para mobilizar forças capazes de superar essa tragédia.

O desemprego não é algo natural e inevitável! 

Ele decorre de uma condição pré-estabelecida, é um produto de opções políticas. Em situações de crises como essa que assola o mundo, países que adotam medidas de cortes drásticos nos investimentos públicos promovem inevitavelmente desemprego em massa.
Substituir o fomento à dinâmica econômica produtiva pela administração da moeda como âncora do sistema de geração de dinheiro, o governo instrumentaliza o Estado para socorrer os privilegiados promovendo o desmonte dos seus mecanismos de proteção social. Nessa ciranda de dinheiro gerando dinheiro, a produção não é priorizada. A indústria entra em colapso e aí vem o desemprego em larga escala.

Outra consequência dessa opção é a desnacionalização da economia. Com o que resta da indústria nas mãos das multinacionais, sem controle do Estado, cria-se uma sangria permanente de despesas com dólares por dois caminhos principais: a compra de peças e componentes para produtos apenas montados aqui, e um brutal aumento das remessas de lucros e dividendos. 

Só tem uma saída para a classe trabalhadora: a organização e a luta e para o movimento Sindical – a união com as organizações da sociedade civil e do povo e deixar de ser coadjuvante da grande política. 

Mas o nosso 1º Congresso também se realiza no mês do aniversário de 85 do Sindicato dos Bancários. Fundado em 14 de julho de 1934, data escolhida pelos nossos antecessores, inspirados que foram (registrado na ata de fundação) pelos ideiais da revolução francesa de “Liberdade, Igualdade, Fraternidade” e motivados com as repercussões da revolução russa de caráter anti-imperialista e cuja amplitude viria a abarcar todos os domínios da vida social – econômico, político, cultural e moral.
Neste sentido quero reverênciar a nossa história em nome do primeiro presidente José Freire Pinto ( Banco do Brasil ) e do  secretário Waldemar Piedade Cardoso ( Banco Mercantil Sergipense ) em nome de todos que contribuiram e contribuem para este feito. Saudar também a  liderança histórica de  José Mutti de Carvalho presidente do Sindicato dos Bancários de Salvador e membro da ANL assim como Waldemar Piedade. Já em sua origem o Sindicato enxergava a importância da luta política mais geral.
Saúdo o nosso querido companheiro Hélio Pacheco o nosso decano, incansável que continua firme na luta e Milton Oliveira, em nome dos quais eu homenageio todos os aposentados e aposentadas.   
E para dar continuidade a esta luta histórica do nosso Sindicato apresentamos o novo time que dirigirá os destinos desta entidade nos próximo triênio como o foco na Inovação, Resistência e Manutenção dos Direitos.
Declaro aberto o 1º Congresso Estadual dos Bancários de Sergipe!

Ivânia Pereira
Aracaju, 19.07.2019