Notícias

“Governo dá indícios de que vai fatiar o Banese”, afirma Ivânia Pereira

O Conselho Deliberativo do Banco do Estado de Sergipe (Banese) aprovou a venda de ações nominativas e preferenciais do banco estadual, em assembleia do último dia 05. A presidenta do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE), Ivânia Pereira considera “a venda das ações do banco estadual como política desastrosa para a economia sergipana, para os funcionários do Banese, servidores públicos e o povo sergipano em geral”.

Ivânia Pereira afirma a decisão do governador Belivaldo Chagas de “enfraquecer” o Banese, para se adequar às exigências do governo Bolsonaro, também destoa com a posição política do Consórcio dos Governadores do Nordeste frente às intenções privatistas do Planalto.

Defesa do patrimônio público 

Afirmando que o “fatiamento” do Banese enfraquecerá a instituição que hoje é robusta, sólida e lucrativa, a sindicalista afirma que vem tentando audiência com o governador Belivaldo Chagas, porém não obteve retorno. “Caso venha disponibilizar as ações ao mercado financeiro, o governo estadual tenderá a perder sua posição majoritária, reduzindo substancialmente os repasses efetuados pelo banco, para ficar sob a tutela de setores privatistas”.

Para buscar apoio em defesa do Banese esta semana a diretoria do SEEB/SE esteve na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) e conversou com os deputados Iran Barbosa e Francisco Gualberto e continuará a jornada em busca de apoio. Os deputados afirmaram que a defesa do Banese enquanto patrimônio publico estadual é imprescindível e colocaram os mandatos à disposição dessa luta.

Plenário da Alese   

Na manhã desta sexta-feira (8), Iran Barbosa participou da reunião do SEEB/SE com o representante dos funcionários no Conselho de Administração do Banese, Antônio Gois. Na próxima segunda (12), Iran Barbosa fará um pronunciamento sobre o tema. No final da tarde do dia 12, o assunto voltará a ser pauta de reunião do Sindicato dos Bancários.

Por Déa Jacobina Ascom SEEB/SE