Notícias

Bancários barram MP 905 até dezembro de 2020

 

Mais uma vitória importante para a categoria. Em reunião nesta terça-feira (12/12), em São Paulo, o Comando Nacional dos Bancários  arrancou da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) a assinatura de um aditivo à Convenção  Coletiva de Trabalho (CCT),  suspendendo os efeitos da Medida  Provisória 905/2019 na categoria até 31 dezembro de 2020.

Com o acordo fica garantido a manutenção da jornada  de seis horas de segunda a sexta-feira,  os pisos salarias estabelecidos na  CCT e que a PLR continuará sendo negociada com os sindicatos. Como é hoje, o trabalho aos sábados somente será permitido se houver negociação com o movimento sindical.

negociacao fenaban 2 mp 905 10.12 82911

Este foi  o terceiro  encontro entre a Fenaban e o Comando desde  que o governo Bolsonaro editou a MP 905, no dia 11 de novembro,  aumentando a jornada de trabalho da categoria de 30 para 44 hora semanais, liberando a abertura dos bancos aos sábados e retirando a obrigatoriedade  das empresas negociarem com os sindicatos a participação nos lucros e resultados (PLR).

Desde a primeira reunião, no dia 14 de novembro, o Comando Nacional deixou claro que não aceitaria as  mudanças e conseguiu suspender a implementação da MP até o fim das negociações sobre o assunto.  No  segundo encontro, em 26 de novembro, a representação da categoria conseguiu arrancar dos bancos a manutenção da jornada, com folga aos sábados, além de assegurar a negociação da PLR com o movimento sindical, faltando apenas os ajustes na redução, a definição da validade e assinatura da aditiva, pontos acertados nesta terça- feira.

“A assinatura desta aditiva representa o grau de  organização  e  compromisso  com  a categoria nessas quase três décadas de CCT. Entretanto, é preciso derrotar a MP 905. A luta continua e neste esforço, é importante a participação da categoria. Esta não deve ser uma luta apenas do movimento sindical, mas um compromisso de todos os bancários e bancárias”, ressaltou o  presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto,  que integra o Comando Nacional e participou de todas as negociações com a Fenaban.

Estabilidade pré-aposentadoria

Outra questão tratada na reunião desta terça-feira,  foi a cláusula da estabilidade pré-aposentadoria  da Convenção Coletiva de Trabalho 2018/2020,  que foi atingidas pela reforma da previdência.  O Comando solicitou a prorrogação dos prazos  e os bancos ficaram de dar uma resposta sobre o assunto, entretanto houve sinalização positiva.

 

Fonte: FEEBBASE