Notícias

BNB é líder em desempenho entre bancos dos BRICS

Em meio aos desafios enfrentados diante da economia do país, notória nos últimos anos, o Banco do Nordeste conseguiu se superar. O levantamento divulgado pela publicação britânica The Banker neste mês classificou o BNB como primeiro colocado geral em performance entre o grupo dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

De todos os bancos brasileiros utilizados analisados, a instituição financeira lidera o ranking com melhor desempenho no país. Em 2019, o BNB foi responsável por R$ 41,2 bilhões em financiamentos de longo e curto prazo em toda a área de atuação. Mas, assim como as demais estatais do país, vem sofrendo com constantes ameaças do governo Bolsonaro.

A intenção do governo é retirar das mãos do banco a gestão do FNE (Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste), além da possível fusão com o BNDES, medida que prejudicaria investimentos específicos na região Nordeste.

Além de melhor colocado em eficiência operacional, o BNB também ocupa o segundo lugar no quesito liquidez (medida baseada nos índices de empréstimos para ativos e empréstimos/depósitos) e no de alavancagem (medida baseada no total do passivo sobre o total de ativos).