Notícias

Santander desconversa sobre as demissões

Durante a reunião realizada nesta última quarta-feira (01/07), o Santander só reafirmou que tem uma gestão extremamente perversa. O banco não apresentou nenhum dado ou proposta sobre as demissões realizadas em todo o Brasil. Apenas se limitou a negar o fato. O Comando Nacional dos Bancários e a COE desmentiram a empresa e apresentaram dados que comprovam que foram realizados mais 400 desligamentos durante a pandemia do coronavírus.

Passados os 60 dias em que o Santander se comprometeu a não demitir, a direção do banco começou a tocar o terror e voltou a fazer o que chama de movimentação.

Mesmo que o Brasil ainda não tenha chegado ao pico da doença, a direção do banco continua com a lógica de lucrar explorando os funcionários. O assunto “proteção a vida” é totalmente ignorado, para ser lançado mais um projeto que consiga aumentar a lucratividade.

O processo de demissão em massa tem sido gradativo, estratégia do Santander para não chamar atenção do que acontece nos bastidores da empresa. Durante a reunião, os sindicatos e entidades que representam os trabalhadores argumentaram que o banco tem tido um comportamento que difere dos outros, que ainda resguardam os funcionários de desligamentos.

Outro problema grave diz respeito as metas abusivas, mais uma perversidade da empresa. Os bancários têm adoecido por conta da pressão, com novos programas de vendas, que visam a lucratividade. Não satisfeito, o Santander ainda estimula que os funcionários em trabalho remoto façam doações para a empresa.

A Superintendente de Relações Sindicais, Fabiana Ribeiro, participou da reunião apenas como ouvinte, diante da falta de propostas do banco. Enquanto o Santander mantiver uma postura de desrespeito, as denúncias e manifestações vão continuar. Uma nova reunião está marcada para acontecer nesta sexta-feira (03/07), às 14h30, onde o Comando espera que, desta vez, a direção do banco apresente alguma proposta para preservar o emprego de milhares de funcionários.

Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia