Notícias

Mobilização em defesa da Caixa e contra a MP 995

 

Barrar a ação privatista do governo Bolsonaro. Este é o objetivo da ofensiva organizada pelas centrais sindicais, sindicatos e entidades representativas dos empregados da Caixa contra a Medida Provisória 995/2020, que autoriza o banco abrir o capital das subsidiárias, como seguros e cartões. 

O movimento sindical considera a MP mais uma manobra para colocar em prática a privatização da Caixa. Na tentativa de frear as ações do governo, as entidades vão encaminhar emendas e pressionar os parlamentares a se posicionarem contra a Medida Provisória. 

Vale destacar a importância estratégica da instituição financeira como banco de fomento, pois investe na habitação, infraestrutura e em outras áreas fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do país. Mesmo assim, o patrimônio nacional é ameaçado pela política entreguista do governo.

O secretário geral da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe e representante da CTB, Emanoel Souza, considera que o momento exige reação imediata dos trabalhadores da Caixa, das entidades e da sociedade. “Temos uma pandemia, um conjunto de trabalhadores assustado e enlouquecendo de tanto trabalho, e esse governo privatista faz novo ataque contra a Caixa. É preciso mobilizar todas as forças para barrar mais esta manobra. Vamos fazer o enfrentamento imediato”, afirma Emanoel Souza. 

Os brasileiros não concordam com os ataques de Bolsonaro. Pesquisa feita pela Revista Fórum mostra que mais de 60% da população é contra a privatização da Caixa.  Segundo a deputada Erika Kokay (PT/DF), a fala do governo de que não vai privatizar a Caixa, o Banco do Brasil, e a Petrobrás é desmentida pela MP 995. “Na verdade, ela (MP) busca assegurar as condições para privatizar sem passar pelo crivo do Poder Legislativo. O governo tenta fraudar uma decisão do Supremo. É um crime que estão tentando fazer contra a nação”, reforçou a parlamentar.