Notícias

Financiários rejeitam proposta da Fenacrefi

Após cobrança do movimento sindical pela reabertura das negociações, a Federação Interestadual das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Fenacrefi) enviou, nesta sexta-feira (25/09), proposta para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). A Comissão de Organização dos Financiários rejeitou.

A Fenacrefi ofereceu, para o primeiro ano de vigência da CCT, 1,13% de reajuste salarial e nos salários de ingresso com abono de R$ 1 mil e benefícios com reajuste pelo INPC (2,0501%).

Já para o segundo ano de vigência da CCT, a proposta é de aumento dos salários, inclusive os de ingresso e benefícios com reajuste de 80% do INPC do período junho/2020 a maio/2021. 

Sobre a Participação nos Lucros e Resultados (PLR), a Fenacrefi propôs fixar como limite o percentual de 5% do lucro líquido para distribuição aos financiários.

As financeiras propuseram ainda adotar Sistema Alternativo Eletrônico de Controle de Jornada de Trabalho, nos termos do art. 74, § 2º da CLT e art. 2º da Portaria nº 373, de 25.02.2011 do Ministério do Trabalho e Emprego para controle da jornada de trabalho de seus empregados, dispensando-se a instalação do Registrador Eletrônico de Ponto (REP). Os trabalhadores e trabalhadoras rejeitaram, já que nem sequer houve debate prévio sobre o tema.

A Fenacrefi também negou a recusa da inclusão na CCT de um aditivo de combate à violência contra a mulher, com a justificativa de que a legislação já é suficiente.

Diante da proposta insuficiente, a comissão vai enviar a resposta negativa para a Fenacrefi e sugerir a marcação de uma reunião, por videoconferência, para continuar as negociações.