Notícias

SEEB/SE pede ao Banese explicações sobre fechamento de agência

Depois dos rumores, a agência Augusto Leite do Banco do Estado de Sergipe (Banese) está de fato em processo de desativação. A partir do dia 02 do próximo mês, o atendimento nessa agência será realizado na agência Barão de Maruim, localizada na Av. Barão de Maruim, 135 – São José – Aracaju/se.”

O assunto ainda provoca desconforto entre os baneseanos e baneseanas que trabalham na Augusto Leite, porque não foram avisados com antecedência pela direção do banco. O assunto oficial só foi comunicado quando uma equipe do Banese visitou o local e informou aos bancários e bancárias sobre a mudança repentina.

No mês passado, dia 28 de agosto, clientes e empregados da Augusto Leite se depararam com o seguinte comunicado: “Informamos que a partir de sexta-feira, 02/10/2020, o atendimento desta agência será realizado na Agência Barão de Maruim, localizada na Av. Barão de Maruim, 135 – São José – Aracaju/se.”

“Surpreendidos com os fatos, os colegas da agência procuraram o Sindicato, preocupados sobre o fechamento da agência, bem como seus desdobramentos. Eles não sabiam se seriam remanejados ou transferidos, se suas funções seriam mantidas. Cobravam mais esclarecimentos do Banco, para que se preparassem melhor para as mudanças”, informa o diretor da Federação dos bancários da Bahia e Sergipe e funcionário do Banese, Tiago do Nascimento.

 A direção do Sindicato dos Bancários buscou informações sobre os motivos para o fechamento repentino e transmitiu ao Banese sobre a preocupação com a situação dos bancários e bancárias da agência. “Além de lidar com as tensões próprias da pandemia, agora os colegas estavam também alarmados com a extinção do local de trabalho. O Sindicato reforçou a importância da transparência e diálogo com os trabalhadores no processo de fechamento da agência e buscou saber se o Banco agiria de forma a amenizar o estresse dos bancários da unidade, promovendo as mudanças da melhor forma possível”, afirma a presidenta do SEEB/SE, Ivânia Pereira.

Durante a conclusão da quinta rodada de negociação sobre o ACT d@s banesean@s, o presidente do Banese, Helom da Silva, explicou ao Sindicato que as mudanças na Ag. Augusto Leite se deviam ao fato de que o prédio era alugado e fora solicitado por parte de seu administrador.

Na ocasião, a Gerente da Área de Gestão Estratégica de Pessoas do Banese, Sara Raquel, informou também que contataria os bancários da agência em breve, a fim de levar em conta as expectativas deles e dialogar sobre as mudanças necessárias. Em 09/09, a Área de Relações com Pessoas iniciou o diálogo com os bancários da agência acerca das futuras lotações dos mesmos.

Corte de horas extras: é fato ou fakenews?  

Aproveitando a oportunidade, o SEEB/SE buscou esclarecer também sobre outra preocupação dos baneseanos e baneseanas, que também surgiu no fim de agosto. Vários bancários procuraram o sindicato querendo informações sobre um possível corte de horas extras, que seria aplicado em quem trabalha 8h.

O presidente do Banese garantiu que a informação se tratava de um ruído e era falsa. Ele também reafirmou a importância de banco e sindicato continuarem a dialogar sobre as preocupações dos baneseanos, a fim de que as fakenews não proliferem e que problemas pontuais sejam resolvidos com celeridade.

Apesar dessas informações, nos últimos dias, o SEEB/SE foi surpreendido com a notícia de que alguns baneseanos que trabalham 8h passarão a trabalhar 6h por dia. Diante disso, o Sindicato voltará a questionar o Banese sobre o assunto, a fim de que não restem dúvidas sobre o que de fato está acontecendo. O Sindicato reforça o compromisso com as demandas dos baneseanos e baneseanas, lembrando que tanto os sindicalistas, quanto os delegados sindicais, permanecem à disposição para auxiliar @s bancári@s sempre que necessário.