24/07/2014

Combate ao Assédio Moral
Denúncia MPT

Serviços

Usuários on-line

1 Visitante

Entidades se reúnem com superintendente do BNB na BA

Representantes do Sindicato dos Bancários da Bahia, da AFBNB e da Federação Bahia/Sergipe estiveram reunidos na última sexta-feira com o Superintendente do BNB na Bahia, Nilo Meira, para tratar de assuntos de interesse dos funcionários: reestruturação das agências; segurança bancária – a partir do caso da agência de Andaraí, assaltada 4 vezes; horas extras; processos de concorrência e instalação de CIPA.

A reunião teve início com a apresentação dos números positivos da superintendência na Bahia, cuja superação das metas foi destacada pelas entidades como resultado também do esforço de todos os funcionários. O momento também foi oportuno para a apresentação de diretores recém-empossados nas entidades.

Centralização e Reestruturação das Agências na Bahia – Foi informado pelo Super-BA que a centralização das agências deve ser concluído até setembro deste ano.  As entidades solicitaram acompanhar o processo, além de uma maior abertura e divulgação junto aos trabalhadores do BNB, que têm inúmeras dúvidas sobretudo quanto às transferências para a central de retaguarda. Nilo informou ainda que serão abertas duas agências do BNB no estado ainda este ano: em Valença e Conceição do Coité.

Segurança Bancária – As entidades solicitaram do Banco uma posição definitiva quanto à situação da agência de Andaraí – a única agência bancária do município e que já foi assaltada 4 vezes – inclusive apresentando uma proposta de relocalização da agência, elaborada a partir da visita da AFBNB à agência. Além das questões de segurança, a infra-estrutura do prédio onde funciona a agência não é adequada, prejudicando o trabalho normal da unidade. O Banco informou que está avaliando a permanência da agência na cidade, inclusive tem mantido contatos com a prefeitura local que se comprometeu a tomar providências que melhorem a infra estrutura urbana e permitam a manutenção da agência na cidade. A Superintendência do BNB se comprometeu a mudar a agência de prédio, caso haja condições de segurança no município ou mesmo mudar a agência de cidade. A AFBNB e o Seeb-BA irão  acompanhar o processo.

Horas Extras - Foi cobrado uma melhor distribuição e pagamento das horas-extras trabalhadas nas unidades. O Banco informou que está suspenso o pagamento de horas-extras, até que seja averiguado o pagamento em excesso de concessão de horas extras, pelo qual o Banco teria sido notificado, voltando a situação à normalidade provavelmente a partir do próximo mês.

Curso de Formação Bancária –
As entidades informaram que vêm recebendo reclamações de funcionários que estão a mais de dois anos no Banco e ainda não fizeram o curso de formação bancária, exigindo que tal situação seja resolvida. O Banco informou que os cursos serão realizados, dando prioridade aos funcionários que tiverem mais de um ano de Banco. A previsão do Banco é que até o final do ano todos que se enquadram neste critério deverão ter participado do curso.

Concorrências – Não é de hoje que as entidades representativas questionam a falta de regras claras nas concorrências. Dessa vez o assunto foi levado à Super-BA, ocasião em que as entidades apresentaram algumas sugestões para resolver o impasse, como o acompanhamento por parte das entidades e a disponibilização na Intranet de um link onde constem todas as concorrências que estão havendo no Banco, permanentemente. Foi relatado também casos de gestores que apresentam dificuldades de liberação de funcionários para participação de treinamentos e cursos.

A Superintendência salientou que todos os gestores são orientados a direcionar os funcionários, na medida do possível, para tarefas de acordo com o perfil de cada um e que as entidades informassem à Super casos que não estejam sendo ratados dessa forma. Foi tratada também a questão da efetivação dos substitutos. O Banco informou que vai fazer um estudo sobre os funcionários nesta situação e solicitou que o Sindicato e a AFBNB colaborem informando nominalmente aqueles que estão já há alguns meses  em substituição. Por isso, se você está a mais de 6 meses em substituição informe à AFBNB, pelo email
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

As entidades avaliaram a reunião como promissora, pois além da formalidade de apresentação de alguns dos diretores recém-eleitos da AFBNB e Federação dos Bancários BA-SE, foram tratados assuntos importantes para os funcionários do BNB na  Bahia. Além disso, houve a reafirmação e disposição por parte  da Super-Bahia em continuar dando atenção às demandas do Sindicato e da AFBNB, mantendo um canal aberto de diálogo onde o respeito e cordialidade entre as entidades e o Banco  sejam sempre valorizados foi outro ponto destacado pelos participantes.   “A postura simples e direta do superintendente, ouvindo as demandas dos funcionários, sendo sincero nas suas observações e aberto às críticas e sugestões das entidades, compreendendo que quando os funcionários são ouvidos e respeitados nos seus direitos, o Banco só tem a ganhar, demonstra  um avanço, que esperamos possa ser seguindo por outras superintendências que pretendemos visitar!”, avaliou o diretor da AFBNB e da Federação, Waldenir Britto. 

Participantes - Pela AFBNB, o presidente José Frota de Medeiros e o diretor administrativo Francisco de Assis Araújo. Pelo Seeb-BA, Antônio Galindo Primo, Geraldo Eugenio Alves Galindo (também diretor da AFBNB) e Crispina  Darcy Barreto de Lima (todos do BNB), além do Dir. de Imprensa do sindicato dos Bancários da Bahia,  Adelmo Andrade. Participaram também como convidados os delegados sindicais e representantes da AFBNB Sérgio de Lucena Ferreira (agência Cícero Dantas), Durval Valladares (agência Simões Filho),  Jackson Menezes (Senhor do Bonfim), Juarez Pimentel, além de Rebherny Oliveira (Feira de Santana); Pela Federação dos Bancários de Bahia e Sergipe  e também pela AFBNB,  o diretor  Waldenir Sidney Fagundes  Britto. Pelo BNB, Nilo Meira (Superintendente) e Marilda Cristina Galindo – Recursos Humanos.
 
Fonte: AFBNB, com informações do Seeb-BA e Federação dos bancários BA/SE
 
FH - 2010 © Copyright Sindicato dos Bancários de Sergipe - Todos os direitos reservados.
Av. Gonçalo Prado Rollemberg, 794/804 - Centro - Aracaju/SE - CEP: 49010-410 Fone: (79) 2107-1868
Site visitado: 5113338 vezes