29/11/2014

Combate ao Assédio Moral
Denúncia MPT

Usuários on-line

1 Visitante

Edvaldo dá início à licitação dos ônibus

Em pouco mais de um ano, os cerca de 520 mil aracajuanos terão à disposição um transporte
público melhor e uma frota de ônibus renovada. O prefeito Edvaldo Nogueira assinou na manhã da última sexta-feira, em coletiva no auditório do Centro Administrativo Aloísio Campos, o decreto 2.401, de 18 de setembro de 2009, que cria a comissão para o estabelecimento das providências necessárias ao início do procedimento licitatório para a concessão do serviço de transporte público da região metropolitana de Aracaju.

Na ocasião, também foram entregues à sociedade 20 novos ônibus, que começam a circular a partir deste domingo, e as carteiras de habilitação para 15 flanelinhas concluintes do Centro de Formação de Condutores. Outro decreto assinado foi o de número 2.400, que cria uma comissão responsável pela avaliação das condições de segurança, conforto e conservação dos veículos que compõem a frota do sistema de transporte. A rigor, estão postos os mecanismos necessários para garantir a qualidade dos ônibus que circulam na capital.

Segundo o prefeito Edvaldo Nogueira, foram dados passos decisivos para a melhoria do transporte coletivo da cidade. "Um dos compromissos assumidos na campanha eleitoral era de dar atenção especial à mobilidade urbana em Aracaju. Esse é um problema enfrentado pelo mundo inteiro, já que a matiz do desenvolvimento está baseada no carro individual, o que tem levado as cidades a um congestionamento e à dificuldade do trânsito insuportáveis", afirmou.

O anúncio também marcou a abertura da Semana Nacional de Trânsito em Aracaju - com destaque para o Dia Mundial Sem Carro -, que ocorrerá até o próximo dia 25 com o objetivo de rediscutir a ocupação do espaço urbano e a questão da mobilidade urbana. "Foi pela dimensão que quisemos dar à Semana de Trânsito que escolhemos essa data para anunciar medidas que corrigirão problemas graves no transporte coletivo. Vamos começar a dar passos adiante para que Aracaju se desenvolva e melhore cada vez mais", ressaltou o prefeito.

A comissão municipal que iniciará as discussões em torno do processo licitatório do transporte coletivo será formada pelo vice-prefeito, Sílvio Santos, o superintendente da SMTT, Antônio Samarone, os secretários municipais de Governo, Karla Trindade, de Finanças, Jeferson Passos, e de Controle Interno, Lucivanda Nunes, além do procurador geral do município, Luiz Carlos de Oliveira Santana.

"Vamos começar esse processo da estaca zero, pois existe um processo anterior de 2004, mas que tratava apenas da licitação em Aracaju. Assim, os cidadãos dos municípios de Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Barra dos Coqueiros seriam penalizados, pois pagariam duas passagens", explicou o prefeito. A ideia é unir forças e fazer o processo licitatório conjuntamente. "Vamos constituir um consórcio intermunicipal formado pelas prefeituras, porque as licitações das linhas se dão nos municípios", avisou.

Prazos
A comissão de Aracaju tem prazo de 30 dias, prorrogáveis por mais 30, para apresentar as sugestões iniciais. Nesse tempo, a PMA fará contato com as prefeituras e formalizará as medidas iniciais necessárias para que tudo ocorra de forma ágil. No início de 2010, deve ser formada a comissão definitiva - composta por representantes de todas as prefeituras - para efetivar o processo licitatório.

"Em dezembro de 2010 queremos colocar a licitação na rua. O edital deve estar em todos os jornais do país convocando as empresas", prevê Edvaldo. Sobre a demora para que o processo seja concluído, o prefeito explicou que é necessário que quatro prefeituras criem e aprovem suas próprias leis para realizar a licitação. "Esse passo foi o mais importante desde que Aracaju passou a ter transporte público e precisamos ter paciência e calma para que tudo ocorra dentro das necessidades de cada cidade", destacou Edvaldo.

Para o vice-prefeito Silvio Santos, os anúncios desta sexta-feira são um marco na história do sistema de transporte coletivo de Aracaju. "Todo esse processo resultará na criação de regras para o gerenciamento do sistema, que há anos apresenta problemas e a administração municipal infelizmente possui até aqui poucos mecanismos para resolvê-los. As empresas que vencerem a licitação terão que seguir normas rígidas e cumprir várias atribuições. Caso não estejam aptas para prestar os serviços no padrão condizente com o nível de qualidade de vida que temos aqui, sofrerão sanções e terão que se enquadrar", disse.

Novo decreto
Sobre a comissão responsável pela vistoria permanente na frota de ônibus, o resultado será apresentado em forma de relatório para a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). "Os veículos que não estiverem adequados como diz a legislação vamos tirar de circulação. Essa medida é fundamental para não deixar circular carros deteriorados na cidade, pois a população mais carente precisa ter um transporte urbano confortável", informou o prefeito.

O superintendente da SMTT, Antônio Samarone, declarou que enquanto a licitação não é implantada, a Prefeitura de Aracaju vai tomar medidas para minimizar as deficiências do transporte. "Nossa esperança é que até o fim do ano, com a implantação de novos veículos à população, tenhamos um transporte de melhor qualidade", disse ele, ao informar que até o fim do ano 110 novos ônibus vão ser colocados nas ruas da cidade.

O vereador Emmanuel Nascimento saudou a iniciativa do prefeito Edvaldo Nogueira em promover a reestruturação do sistema de transporte e definiu a Semana Nacional de Trânsito como um evento fundamental para a promoção da cidadania. "Em nome dos vereadores de Aracaju, quero aplaudir o Executivo Municipal por essas ações efetivas que vão beneficiar a população e melhorar ainda mais a qualidade de vida da nossa capital", declarou.

Presença
Participaram da coletiva os vereadores Jailton Santana, Dr. Gonzaga, Valdir Santos, Ivaldo José, Simone Gois, Danilo Segundo, Chico Buchinho e Ivaldo José; a deputada estadual Tânia Soares; a presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Sergipe (Ademi), Danusa Silva, os presidentes dos DCEs da Universidade Tiradentes e da Universidade Federal de Sergipe, Niully Campos e Sergipe Antônio Cardoso, respectivamente, a coordenadora estadual e nacional da Central de Movimentos Populares (CMP), Roseane Patrício, a presidente do Conam Mulher, Adriana Oliveira, e o presidente do diretório estadual do PCdoB, Halisson Sousa.

Novos ônibus circularam já no domingo
O prefeito Edvaldo Nogueira entregou 20 novos ônibus que integrarão a frota que atende os usuários do transporte coletivo. Os novos veículos, todos da Viação Cidade de Aracaju (VCA), vão entrar em circulação no próximo domingo. De acordo com o prefeito Edvaldo Nogueira, com mais essa ação o município avança no processo de renovação da frota, indispensável para a melhoria do serviço de transporte público. "Com esses novos veículos, a população terá mais conforto e segurança. Somente este ano, entregamos 42 ônibus novos e até novembro esse número vai chegar a cem", disse.

Dos 20 veículos apresentados nesta sexta-feira, oito farão a linha Fernando Collor/Atalaia (007), seis a linha Circular Cidade I (500) e outros seis farão a linha Circular Cidade II (500). Cada veículo custou aproximadamente R$ 270 mil, o que totaliza um investimento superior a R$ 5,2 milhões.

Os novos ônibus estão equipados com GPS (Sistema de Posicionamento Global), câmera de
monitoramento, cofre de segurança e elevador para deficientes físicos. Quatro veículos são automáticos, com marcha acionada por um botão instalado no painel.

Todos têm três eixos, o que confere aos ônibus maior espaço interno e, por conseguinte, a possibilidade de transportar um maior número de passageiros, o que reduz o número de veículos em circulação na cidade. Enquanto os ônibus tradicionais têm 12 metros e transportam 80 passageiros, os novos têm 15 metros e podem conduzir até 120 pessoas confortavelmente.

Segundo o proprietário da VCA, Lauro Bonfim, somente este ano a empresa adquiriu 50 veículos novos e totalmente equipados. "Dez já estão operando, outros 20 estão sendo entregues hoje e em dez dias vamos receber mais dez. Todos têm elevadores para deficientes, câmeras e GPS. Com isso poderemos fazer o monitoramento da frota, tendo o tempo real em que cada veículo passa por determinada localidade", informou.

Aprovação
Na opinião da presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Gorette Medeiros, a ideia de equipar os ônibus com elevadores está de acordo com a proposta de promoção da cidadania defendida pela atual administração municipal. "O Conselho vê com bons olhos a entrega desses 20 ônibus com elevadores. É uma grande conquista não só para os deficientes, mas também para a sociedade como um todo, principalmente para os idosos, as gestantes e as mulheres com crianças de colo", acredita.

Para o vereador Jailton Santana, as ações direcionadas à renovação da frota são louváveis e beneficiam diretamente a população usuária do serviço de transporte público. "Essa iniciativa do prefeito Edvaldo Nogueira em cobrar das empresas a colocação de ônibus novos em circulação é de máxima importância porque a cidade estava necessitando disso. Os 20 veículos entregues hoje vão atender as linhas que mais precisavam. O prefeito disse que mais ônibus vão começar a circular e com isso esperamos que o problema seja solucionado", acrescentou.

Também presente à solenidade, o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique, disse que a entrega dos ônibus simbolizou a profunda mudança que vem se processando no transporte público da capital e região metropolitana.

Ele garantiu ainda que a fiscalização para evitar que as empresas operadoras do sistema cometam irregularidades vai continuar, sobretudo para garantir a qualidade dos ônibus em circulação. "Além da SMTT de Aracaju, a SMTT de Socorro também vai fiscalizar essas empresas, juntamente com a população", acrescentou.

Terça é dia sem carro
Na mesma solenidade em que anunciou a entrega de 20 novos ônibus e deflagrou o processo que culminará com a licitação do sistema de transporte coletivo, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, divulgou a programação da Semana Nacional do Trânsito, que começou na última sexta-feira e prossegue até o próximo dia 25. O tema é “Educação no Trânsito: conviver é preciso”. Em Aracaju, as ações serão coordenadas pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e terão o apoio de entidades do terceiro setor, iniciativa privada e universidades.

Todas as secretarias municipais também estarão envolvidas nas atividades, que têm como objetivo disseminar o respeito às leis de trânsito e tornar a cidade mais humana e cidadã.

A principal ação programada acontece nesta terça-feira (22), quando se comemora o Dia Mundial sem Carro, a SMTT vai realizar no centro da cidade o projeto “Vagas vivas, praça viva, ruas vivas”. Das 7h às 18h, a área que compreende a praça General Valadão, a Rua José do Prado Franco e as travessas Baltazar Góes, Dr. Hélio Ribeiro e Afonso Fonseca estará isolada, sendo proibida a circulação de carros, motos e ônibus.

Nesse espaço serão realizadas durante todo o dia atividades de educação e conscientização através, sobretudo, da cultura, das artes, do esporte e do lazer. A programação inclui grafitagem, atividades físicas, shows musicais, oficinas, palestras, distribuição de material informativo, esquetes teatrais, apresentações de grupos folclóricos, brincadeiras e recreação.

"Nossa sugestão é que nesse dia quem tem carro o deixe em casa, já que em alguns locais o acesso não será possível. Em relação ao transporte coletivo, nós separamos caminhos específicos. Ruas serão disponibilizadas só para ônibus e assim ninguém ficará nos pontos. Ninguém precisa se preocupar porque vamos dar todas as condições para o transporte coletivo", explicou o superintendente da SMTT, Antônio Samarone.

Outras ações
Também estão programadas ações como palestras no Sest/Senast e no ginásio Charles Moritz, entrega de bicicletários nas praças Fausto Cardoso e General Valadão, pedágio educativo, exposição fotográfica e assinatura do Pacto pela Paz no Trânsito “Conviver é preciso”. Ainda dentro das comemorações alusivas ao Dia Mundial sem Carro, a PMA realiza no dia 22 o desafio intermodal. Cidadãos farão o mesmo percurso em diferentes meios de transporte para ver qual deles é o mais rápido, econômico e menos poluente.

 
FH - 2010 © Copyright Sindicato dos Bancários de Sergipe - Todos os direitos reservados.
Av. Gonçalo Prado Rollemberg, 794/804 - Centro - Aracaju/SE - CEP: 49010-410 Fone: (79) 2107-1868
Site visitado: 5775451 vezes