22/10/2014

Combate ao Assédio Moral
Denúncia MPT

Usuários on-line

1 Visitante

Greve encerrada no Banco do Nordeste depois de 34 dias em Pernambuco e Sergipe

Terminou a greve dos funcionários do BNB. De braços cruzados por 34 dias, num movimento forte e coeso em todo o Estado, a assembleia desta terça-feira (27) votou pelo retorno ao trabalho a partir desta quarta-feira, 28.

"Os trabalhadores mostraram garra e capacidade de mobilização. Ainda que o resultado não tenha sido o desejado, entenderam que o que se obteve é o limite neste momento. O importante é que há disposição para outras lutas", observa Marlos Guedes, presidente do Sindicato.

Os trabalhadores do Banco do Nordeste retornam ao trabalho sob protestos contra a atitude do Dest - Departamento de Controle das Estatais, ligado ao Ministério do Planejamento, do governo federal e do Banco do Nordeste, que não se empenharam em resolver as pendências. Algumas delas, como a revisão do PCR - Plano de Cargos e Remuneração se arrastam há mais de um ano.

Na segunda-feira, 26, o BNB voltou à mesa de negociação já com dissídio ajuizado no TST - Tribunal Superior do Trabalho, o que gerou protestos da Comissão de Funcionários. Reiterou, entretanto, o compromisso de cumprir a Convenção Coletiva da mesa geral da Fenaban, inclusive quanto a compensação dos dias parados. Manteve, também, o abono de R$ 500, a ser pago no dia 29 deste mês.

Mas, informou que não há recursos suficientes provisionados este semestre para cumprir o pagamento da primeira parcela da PLR - Participação nos Lucros e Resultados. O banco se dispõe a distribuir até 9% do seu lucro líquido.

A CNFBNB - Comissão de Funcionários do BNB reivindicou que fossem encontradas alternativas para compensar os funcionários. O banco, então, se dispôs a, adiantar, nos moldes do empréstimo de férias, 1/3 da remuneração bruta de cada funcionário, paga juntamente com a antecipação de PLR em 6/11/2009.

Este valor será compensado quando do pagamento total da PLR de 2009 em abril de 2010. Caso o saldo da PLR seja insuficiente para quitar o adiantamento, ele será parcelado em até 12 vezes.

Outros compromissos anteriores foram reafirmados:

1) buscar junto aos órgãos controladores a extensão da licença-prêmio para todos os funcionários com direito adquirido e o reajuste de 3% no PCR;

2) calendário de negociação dos passivos trabalhistas, que prevê uma reunião com cada sindicato, ao menos, no prazo de 30 dias menos uma reunião com cada sindicato dentro de prazo de 30 dias;

3) criação de comitê para discussão do assédio moral, nos moldes do que será implantado no Banco do Brasil. O formato será definido na mesa de negociação permanente.

Bahia, Alagoas, Piauí, Paraíba, Vitória da Conquista e Extremo Sul da Bahia saíram da greve na segunda-feira. Maranhão e Rio Grande do Norte rejeitaram, mas submetem-se à decisão da maioria os sindicatos.

Além de Pernambuco, Sergipe também manteve a greve nesta terça. O Ceará, maior base e primeira a retornar ao trabalho, semana passada, tem nova assembleia na quinta-feira, 29 para avaliar a proposta do banco e deliberar sobre o retorno ou não à greve.

Conquistas econômicas

- Reajuste de 6% sobre os salários em 31/08/09. As diferenças salariais serão pagas junto com o abono.
- Abono de R$ 500,00 a ser pago dia 29/10/09
- PLR de acordo com a regra básica da Fenaban, mas com distribuição limitada a 9% do lucro líquido do banco
- Adiantamento de l/3 da renda bruta de cada bancário, a título de empréstimo, junto com a antecipação da 1ª parcela da PLR, dia 06/11. O resgate se dará em 20/03/10, quando do pagamento do restante da PLR; caso o valor da parcela seja inferior, o saldo do empréstimo será parcelado em até 12 vezes.

Outros compromissos

- Buscar junto ao Dest a extensão da licença-prêmio a todos os funcionários
- Buscar junto ao Dest a correção do PCR em 3%
- Calendário de negociação com os sindicatos do passivo trabalhista
- Criação de comitê para discussão do assédio moral, nos moldes do BB

Fonte: Seec Pernambuco

 
FH - 2010 © Copyright Sindicato dos Bancários de Sergipe - Todos os direitos reservados.
Av. Gonçalo Prado Rollemberg, 794/804 - Centro - Aracaju/SE - CEP: 49010-410 Fone: (79) 2107-1868
Site visitado: 5578480 vezes