Notícias

Negociações sobre o Saúde Caixa serão retomadas nesta quinta-feira (23)

Em reunião anterior, a CEE reafirmou as premissas definidas pelos empregados e empregadas para a proposta e conseguiu superar impasses importantes

A Comissão Executiva dos Trabalhadores (CEE) da Caixa Econômica Federal se reúne com os representantes do banco nesta quinta-feira (23), a partir das 16h, para dar continuidade às negociações sobre o modelo de custeio do plano de assistência à saúde dos empregados do banco, o Saúde Caixa.

Na última reunião, CEE reafirmou as premissas definidas pelos empregados e empregadas para a proposta e conseguiu superar dois impasses: a utilização da média entre as projeções de custo realizadas pelas assessorias atuariais contratadas pelo banco e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae); e o descarte divisão paritária dos custos entre usuários e a Caixa.

A paridade era uma imposição do banco com base na CGPA 23, que perdeu seus efeitos após a aprovação do PD 342/21 (antigo PDC 956/2018). Mas, a manutenção do modelo de custeio 70/30 ainda enfrenta um impasse devido ao teto de custo a ser pago pelo de 6,5% da folha de pagamentos, que é definido no novo estatuto da Caixa.

Outros pontos

A CEE também pede a dilatação do calendário de aprovação da proposta de custeio do Saúde Caixa, de forma que haja maior tempo para a apresentação e debate da proposta pelos empregados e empregadas. 

“É importante que possamos concluir o debate sobre o Saúde Caixa de forma a garantir um plano que preserve o mutualismo, a solidariedade e o pacto intergeracional e que seja sustentável”, afirmou o dirigente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe e membro da CEE, Emanoel Souza.