Notícias

Plenária debate avanços nas negociações sobre o Saúde Caixa

Boa notícia para o pessoal da Caixa Econômica. As negociações sobre o Saúde Caixa avançaram. Uma proposta sobre a gestão e o modelo de custeio do plano está em fase de redação final e deve ser apresentada aos empregados nos próximos dias. O tema foi avaliado na plenária dos empregados da Caixa da Bahia e Sergipe realizada na noite desta quarta-feira (13/10).

Construída a partir da negociação dos representantes dos bancários e a direção da Caixa, a proposta que será levada às assembleias para a avaliação dos empregados, é a manutenção do modelo atual, com a cobrança de uma mensalidade a mais sobre o 13º salário para suplantar a necessidade de aumento da arrecadação em virtude do aumento da tabela de custos médicos.

“A proposta não é a ideal, mas contempla aspectos importantes referente ao custeio do plano, em especial a manutenção dos princípios de mutualismo, solidariedade e pacto intergeracional, bem como trás avanços no tocante a nossa participação na gestão com o empoderamento do Conselho de usuários e do GT Saúde Caixa”, informou o secretário Geral da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza, que integra a Comissão Executiva dos Empregados da Caixa.

Plenária

O avanço na negociação sobre o Saúde Caixa foi o principal tema da plenária realizada na noite desta quarta-feira pela Federação dos Bancários e os sindicatos da Bahia e Sergipe. O evento virtual contou com participação de 191 trabalhadores, com representantes de todas as bases sindicais, além das APCEFs e AGCEFs dos dois estados.

Durante o encontro, os representantes da Federação na CEE Caixa, Emanoel Souza e Sâmio Cássio, apresentaram os principais pontos da proposta que está em discussão com a empresa. Eles ressaltaram o duro processo de negociação e os avanços possíveis na atual conjuntura do país, onde o governo investe na retirada de direitos dos trabalhadores.

As assembleias sobre o acordo de gestão de custeio do Saúde Caixa estão previstas para ocorrerem nos dias 25 e 26 de outubro.

Antes disso, serão realizadas negociações sobre teletrabalho e banco de horas (dia 18/10) e sobre condições de trabalho (dia 22/10).