Notícias

SEEB/SE fará live sobre ‘Janeiro Branco’, para abordar tema da Saúde Mental no ambiente de trabalho

Em parceria com a Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador de Aracaju, live será transmitida pelo Instagram do SEEB/SE no dia 20/01 (quinta-feira), às 19h30

O Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) realizará uma live com o tema ‘Campanha Janeiro Branco’, para conversar com a categoria bancária sobre assuntos relativos à Saúde Mental no ambiente de trabalho (como depressão, estresse, crise de ansiedade, Síndrome de Burnout, etc). O evento será transmitido ao vivo pelo Instagram do SEEB/SE no próximo dia 20/01 (quinta-feira), às 19h30.

O tema será abordado pelo assessor-Técnico da Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador de Aracaju, Pedro Henrique Nunes da Silva, que é psicólogo/psicanalista  por formação.

A ideia do Sindicato dos Bancários é ajudar a disseminar a Campanha Janeiro Branco, para que a atenção à saúde mental dentro das empresas seja meta a ser seguida pelas organizações.

“Com a live, pretendemos estimular a categoria a conversar mais sobre esse tema, e para que possamos identificar melhor como os bancos instalados em Sergipe vêm tratando à saúde mental dos funcionários e funcionárias. Sabemos que a saúde mental boa e “em dia” permite aos empregados e empregadas levar uma vida mais leve e feliz, tanto pessoal quanto profissional”, afirma a presidenta do SEEB/SE, Ivânia Pereira.

De acordo com o secretário de Saúde do SEEB/SE, Halim Mauad, “a nossa live tem como objetivo contribuir com a visibilidade da Campanha Janeiro Branco, que procura atrair a atenção para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas”. No Brasil, a campanha foi iniciada em 2014.

Saiba Mais

O assunto é atualíssimo e preocupante. Dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho apontam que a concessão de auxílio-doença e aposentadoria em função de transtornos mentais como depressão, ansiedade e estresse atingiu um recorde em 2020, somando 576,6 mil afastamentos. Com isso, o número significou uma alta de 26% em relação ao ano anterior. Em 2021, os registros foram bem semelhantes.

Já a Organização Mundial da Saúde (OMS), destaca que saúde mental é “um estado de bem-estar em que o indivíduo está ciente de suas próprias habilidades, pode enfrentar as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e frutífera e é capaz de contribuir com a sua comunidade”.

Veja alguns dados sobre Saúde Mental:

- 322 milhões de pessoas sofrem de depressão no mundo (4,4% da população mundial);

- O Brasil é o segundo país mais depressivo da América Latina, ficando apenas atrás dos Estados Unidos. São 11,5 milhões de brasileiros (5,8% da população);

- 264 milhões de pessoas possuem transtornos de ansiedade no mundo (3,7% da população planetária);

- O Brasil é o país mais ansioso do mundo: 18,6 milhões de brasileiros sofrem de ansiedade (9,3% da população).

- Além disso, dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia apontam que quase 400 mil pessoas morreram em decorrência de doenças cardiovasculares em 2021. O estresse é uma das principais causas, perdendo para o tabagismo e fatores genéticos.

Por Déa Jacobina Ascom do SEEB/SE