Notícias

Financiários e Acrefi retomam negociação nesta quarta-feira

A proposta deveria ser apresentada na última reunião, no dia 30 de julho, mas até o momento nada

Os representantes dos financiários se reúnem com a Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi) nesta quarta-feira (14/8), em São Paulo, para a retomada das negociações da campanha salarial 2024. Esta será a sétima reunião entre as partes, com o objetivo de renovar a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

A expetativa dos trabalhadores é que a Acrefi finalmente apresente uma proposta global para a reivindicações dos financiários. A proposta deveria ser apresentada na última reunião, no dia 30 de julho, mas até o momento nada.

Com data base em 1º de junho, os financiários reivindicam um acordo de dois anos, com um reajuste salarial que cubra a inflação medida pelo INPC, de junho de 2023 a maio de 2024, e de junho de 2024 a maio de 2025, acrescido de 5% de aumento real. Os mesmos índices devem ser aplicados na Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Para os auxílios refeição e alimentação, a reivindicação é de 7% de aumento real nos dois anos.

Os trabalhadores cobram também igualdade de oportunidades, o fim de terceirizações, a formalização do teletrabalho no setor, saúde, segurança dos trabalhadores, além do fim da pressão por metas e violência organizacional, incluindo a violência contra a mulher, assédio moral e sexual.