SEEB/SE - Sindicato dos Bancários de Sergipe
    • Meu Banco
      • Banco do Brasil
      • Banese
      • Banco do Nordeste
      • Banco Mercantil
      • Bradesco
      • Caixa Econômica Federal
      • Itaú
      • Santander
    • Sindicato
      • Nossa História
      • Diretoria
      • Diretoria FEEB BA/SE
      • Agenda
      • Acordos
      • Convenções
      • Minutas
      • Regras LGPD
      • Por que se filiar?
    • Jurídico
      • Processos
      • Contato
    • Convênios
    • Notícias
    • Multimídia
      • Jornal
      • Galeria de Fotos
      • SEEB/SE na Mídia
      • Áudios
      • Vídeos
    CANAL DE DENÚNCIAS
    Portal do Filiado
    ASSOCIE-SE
    1. Início
    2. Notícias
    3. Fim da escala 6×1 é aprovado na CCJ do Senado; proposta avança ao plenário

    Fim da escala 6×1 é aprovado na CCJ do Senado; proposta avança ao plenário

    03/09/2026
    ⇩ Baixar

    Texto reduz jornada de 44 para 40 horas semanais, sem redução salarial, e garante dois dias de descanso remunerado

     

    A luta pelo fim da escala 6×1 avançou nesta quarta-feira (2) com a aprovação, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, do relatório da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz a jornada de trabalho e amplia o período de descanso dos trabalhadores brasileiros.

     

    A aprovação ocorreu em votação simbólica. Os senadores Rogério Marinho (PL-RN), Jaime Bagattoli (PL-RO), Hamilton Mourão (Republicanos-RS) e Tereza Cristina (PP-MS) solicitaram que seus votos contrários fossem registrados.

     

    Relator da proposta, o senador Omar Aziz (PSD-AM) apresentou parecer mantendo o texto aprovado pela Câmara dos Deputados. A manutenção da redação busca evitar novos atrasos na tramitação da PEC.

     

    Durante a análise na CCJ, parlamentares da oposição apresentaram 35 emendas para alterar o texto. Todas foram rejeitadas pelo relator.

     

    Próximo passo é o plenário do Senado

    Com a aprovação na CCJ, a PEC segue para o plenário do Senado, onde precisará ser votada em dois turnos. Para avançar, serão necessários os votos favoráveis de pelo menos 49 dos 81 senadores, o equivalente a três quintos da Casa.

     

    Se aprovada nas duas votações, a PEC será promulgada pelo Congresso Nacional e não precisará passar por sanção do presidente da República.

     

    Para a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a aprovação na CCJ representa um avanço importante, mas a mobilização precisa continuar para garantir a aprovação da proposta no plenário.

     

    A entidade vem defendendo o fim da escala 6×1 e a redução da jornada como medidas fundamentais para melhorar as condições de vida dos trabalhadores. Para a CTB, a discussão não se limita à organização das horas de trabalho, mas envolve o direito ao descanso, à convivência familiar, ao lazer e à saúde.

     

    O que prevê a PEC

    O texto aprovado estabelece uma redução gradual da jornada máxima semanal, sem redução salarial. Entre os principais pontos estão:

    _ dois dias de repouso semanal remunerado, sendo um deles preferencialmente aos domingos;

    _ proibição de redução salarial em razão da diminuição da jornada;

    _ dois meses após a promulgação da PEC, redução da jornada máxima de 44 para 42 horas semanais;

    _ um ano depois, redução definitiva para 40 horas semanais.

    A proposta representa uma mudança na organização do trabalho no país e atende a uma reivindicação histórica do movimento sindical brasileiro.

     

    CTB reforça mobilização pelo fim da escala 6×1

    A CTB destaca que a aprovação na CCJ é resultado da pressão social e da mobilização dos trabalhadores em torno de uma pauta que ganhou força em todo o país.

    Para a Central, não é aceitável que milhões de trabalhadores tenham apenas um dia de descanso depois de uma semana inteira de trabalho. A redução da jornada, sem redução de salários, é defendida como instrumento para melhorar a qualidade de vida e distribuir de maneira mais justa os ganhos de produtividade.

    Agora, a entidade reforça a necessidade de ampliar a pressão sobre os senadores para que a PEC seja aprovada no plenário.

    A aprovação na CCJ é apenas mais uma etapa. A luta pelo fim da escala 6×1 continua no Senado.

     

    A “alternativa” bolsonarista

    A base bolsonarista que se mobiliza contra o fim da escala 6 x 1 apresentou uma proposta para substituir a redução da jornada de trabalho: a PEC 12/2026, de autoria do senador Rogério Marinho (PL-RN), que prevê a possibilidade de contratação por horas trabalhadas, independentemente das regras atualmente previstas na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

     

    Em tese, o texto da extrema-direita permite que o trabalhador proponha ao empregador uma determinada quantidade de horas de trabalho e receba de acordo com a jornada realizada. Na prática, porém, a adoção desse modelo dependeria da concordância do empregador.

    Segundo a avaliação do movimento sindical, o modelo proposto também pode reduzir a renda dos trabalhadores que optarem por uma jornada menor, uma vez que direitos como férias, 13º salário e FGTS seriam calculados proporcionalmente à carga horária.

    Além disso, a proposta bolsonarista prevê uma jornada que, segundo seus críticos, poderia chegar a 72 horas semanais, acima do limite atualmente estabelecido pela legislação trabalhista.

    Pressione os senadores

    O movimento sindical orienta os trabalhadores e trabalhadoras a ampliarem a mobilização para garantir que a PEC que acaba com a escala 6 x 1 seja colocada, com urgência, em votação no plenário do Senado e aprovada.

    Para enviar uma mensagem aos parlamentares do Congresso Nacional em defesa da aprovação do fim da escala 6 x 1, basta acessar o site ‘Na Pressão’ e clicar no botão “Pressionar” no card que pede o fim da atual jornada.

    É hora de aumentar a pressão para garantir o fim da jornada 6 x 1 e permitir que brasileiros e brasileiras possam se dedicar mais à família, ao lazer, ao descanso, aos estudos e ao culto religioso.

    Clique no link e envie sua mensagem aos senadores:

    https://napressao.org.br/

     

    FONTE: Portal Nacional da CTB

    • Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil(CTB)
    • Escala 6x1 sobrecarrega trabalhadores e trabalhadoras
    • Pelo Fim da Escala 6 X 1

    Veja também

    Comunidade de Notícias do SEEB/SE
    06/11/2026
    Comunicação

    Comunidade de Notícias do SEEB/SE

    Pelo Fim da Escala 6X1
    06/11/2026
    Pelo Fim da Escala 6 X 1

    CTB reúne subsídios para fortalecer a ação sindical e escala 5×2 reúne subsídios para fortalecer a ação sindical

    Itaú
    06/11/2026
    Lucro dos Bancos

    Itaú lucra R$ 37,3 bilhões, mas elimina 3.259 empregos e fecha 334 agências em um ano

    Campanha
    06/11/2026
    Novembro Azul

    Novembro Azul alerta para a saúde masculina

    • Artigo anterior: CANCELADO! Candidato do PSOL solicita nova data para o Debate do Fisco Anterior
    • Próximo artigo: 13ª Corrida dos Bancários é neste sábado (5) | Entrega de kits ocorre nesta sexta (4) Próximo
      Sindicato dos Bancários de Sergipe

      Institucional

      • Meu Banco
        • Banco do Brasil
        • Banese
        • Banco do Nordeste
        • Banco Mercantil
        • Bradesco
        • Caixa Econômica Federal
        • Itaú
        • Santander
      • Sindicato
        • Nossa História
        • Diretoria
        • Diretoria FEEB BA/SE
        • Agenda
        • Acordos
        • Convenções
        • Minutas
        • Regras LGPD
        • Por que se filiar?
      • Jurídico
        • Processos
        • Contato
      • Convênios
      • Notícias
      • Multimídia
        • Jornal
        • Galeria de Fotos
        • SEEB/SE na Mídia
        • Áudios
        • Vídeos

      Sindical

      • Fale Conosco
      • Sindicalize-se

      Contatos

      • contato@bancariose.com.br
      • (79) 2107-1868
      • Av. Roosevelt Dantas de Menezes, 794/804 - Centro CEP: 49010-410 - Aracaju/SE CNPJ: 13.040.795/0001-03
      © 2026 Sindicato dos Bancários de Sergipe. Todos os direitos reservado.
      Design by Fácil Host

      Menu Responsivo

      • Meu Banco
        • Banco do Brasil
        • Banese
        • Banco do Nordeste
        • Banco Mercantil
        • Bradesco
        • Caixa Econômica Federal
        • Itaú
        • Santander
      • Sindicato
        • Nossa História
        • Diretoria
        • Diretoria FEEB BA/SE
        • Agenda
        • Acordos
        • Convenções
        • Minutas
        • Regras LGPD
        • Por que se filiar?
      • Jurídico
        • Processos
        • Contato
      • Convênios
      • Notícias
      • Multimídia
        • Jornal
        • Galeria de Fotos
        • SEEB/SE na Mídia
        • Áudios
        • Vídeos