Notícias

Paralisações relâmpagos cobram do BNB pagamento da PLR

Durante todo o dia desta terça-feira, 19, na capital sergipana, os funcionários e funcionárias do Banco do Nordeste (BNB) farão paralisações relâmpagos para cobrar do banco o pagamento da segunda parcela da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). A decisão foi deliberada em assembleia extraordinária, realizada nessa segunda, 18, na sede do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE).  Os protestos começarão a partir das 10h da manhã desta terça, na agência do Siqueira Campos e em seguida, o Sindicato fará o protesto dentro da agência central do BNB. Durante a semana, o Sindicato fará as paralisações relâmpagos nas agências no interior. Ao todo, o BNB tem em Sergipe, 18 agências.  

Desde a semana passada, em todo o País, estão acontecendo assembleia e protestos contra a negativa da instituição financeira que nos últimos anos vem descumprindo o acordo coletivo de trabalho. Em Sergipe, o SEEB/SE realizou duas assembleias e visitou as agências para intensificar a convocação. De acordo com a presidenta do SEEB/SE, Ivânia Pereira, “os funcionários demonstraram disposição na luta pelo pagamento justo da PLR, afinal foram os principais responsáveis pela obtenção dos resultados. Estão indignados com a falta de respeito por parte da empresa”, afirma Ivânia.

O BNB informou que serão distribuídos apenas 25% do lucro líquido de 2015 como dividendos, fato que tem reflexo na PLR dos trabalhadores. Desta forma, o banco afirma que teria a obrigação de pagar apenas 6,25% dos ganhos a título de participação.

Por Déa Jacobina Ascom SEEB/SE