Notícias

SEEB/SE retarda abertura de expediente do Itaú

Na manhã desta segunda-feira (22), o Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) retardou, até o meio-dia, a abertura do expediente da agência do Itaú-Unibanco da Avenida Francisco Porto, em Aracaju.

Os sindicalistas protestaram contra a onda de demissões promovidas pelo banco em Sergipe e no país. Segundo a presidenta do SEEB/SE, Ivânia Pereira, no primeiro semestre de 2016, o Itaú demitiu em todo o país 13.606 funcionários. Nesse mesmo período, em Sergipe, o banco desligou seis bancários. E apenas no mês de agosto, o banco fez cinco novas demissões. “Em Sergipe, as demissões e a pressão psicológica para o atingimento de metas, cada vez mais abusivas, geram um clima de insegurança e vêm adoecendo os funcionários e funcionárias”, afirma a sindicalista.

A saúde, segurança e melhores condições de trabalho foram inclusive os temas das primeiras rodadas de negociação da campanha salarial unificada da categoria. Lançada no início deste mês, as negociações entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) começaram na semana passada (18 e 19). Uma nova rodada está marcada para os próximos dias 24 e 29.

Por Déa Jacobina Ascom SEEB/SE