Notícias

SEEB reforça greve e participará do Dia Nacional de Luta

A Diretoria do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) está convidando a categoria bancária para participar do Dia Nacional de Luta em Defesa dos Direitos da Classe dos Trabalhadores e Contra as Reformas Trabalhistas e Previdenciárias, que acontecerá nesta quinta-feira, 22. Em Aracaju, o ato será realizado na Praça da Bandeira, às 14h.  

No 16º dia da greve nacional, nesta quarta-feira (21), os sindicalistas receberam a imprensa, realizaram atos e anexaram panfletos divulgando o número 0800-7728050, para que a sociedade reclame diretamente à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) sobre os impactos da greve. Na mobilização para fortalecer a paralisação, ontem (20), o SEEB/SE realizou a 2ª Passeata “Só a Luta Te Garante” e fez ato na porta da agência Estilo do Banco do Brasil.

Amanhã (22), no panfleto específico ao Dia Nacional de Luta, o sindicato reforçará as explicações sobre as dificuldades existentes nas negociações entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban: “Em campanha salarial, os bancários reivindicam aumento real de salários, garantia de empregos e melhores condições de trabalho. Mesmo trabalhando no setor mais lucrativo da economia, a categoria foi empurrada para uma greve, graças à ganância sem medidas dos bancos, que oferecem apenas 7% de reajuste, o que não cobre nem a inflação do período. A proposta foi rejeitada pelos bancários, que sabem que os bancos têm plena condição de aumentar os salários dos trabalhadores, pois lucraram quase R$ 30 bilhões apenas nos seis primeiros meses de 2016, frutos de altas tarifas, juros exorbitantes e muito empenho dos empregados”, afirma um dos trechos do material informativo.

Com o impasse entre o Comando Nacional dos Bancários e Fenaban, a paralisação dos bancários continua. Em todo o País, a paralisação envolve mãos de 13 agências, o que ultrapassa 50% do total de agências. Em Sergipe, a greve permanece em 197 agências.

Por Déa Jacobina Ascom SEEB/SE