Notícias

SEEB/SE fará debate sobre o PDVE da Caixa

O Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) reunirá funcionários da Caixa Econômica Federal e assessoria jurídica para ampliar o debate acerca do Programa de Desligamento Voluntário Extraordinário (PDVE). A reunião será na próxima terça-feira (14), às 18h, na sede do SEEB/SE.  

De acordo com a presidenta do SEEB/SE Ivânia Pereira, o PDVE da Caixa tem várias cláusulas que prejudicam os trabalhadores e “o pior esse programa de desligamento sequer foi debatido com os bancários e bancárias”.

Segundo a diretora do SEEB/SE e funcionária da Caixa, Rosi Santos “os sindicatos dos bancários filiados à Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) estão reforçando estudos com advogados sindicais, para esmiuçar cada parágrafo do PDVE”.

Das cláusulas que apontam prejuízo, os sindicatos am que o 1º parágrafo da 3º cláusula, por exemplo, proíbe o empregado de ingressar com ações contra o banco. Outra cláusula questionada é a que garante a manutenção do Saúde Caixa apenas para funcionários que já estão aposentados pela Previdência Social, para os que vão se aposentar até 30 de junho e aqueles admitidos na condição de aposentados pelo INSS com no mínimo 120 meses de contribuição para o plano de saúde.

Ainda sobre o Saúde Caixa, segundo o SEEB/SE da Bahia, para os demais funcionários que atendem as exigências de adesão ao PDVE, o Saúde Caixa será mantido por apenas 24 meses. O termo descumpre as regras do plano de saúde. O regulamento garante ao trabalhador que deixa o banco sem se aposentar e sem justa causa a manutenção do convênio pelo mesmo tempo de contribuição.

Por Déa Jacobina.  Ascom SEEB/SE.  Fonte SEEB/BA