Notícias

Dirigente da CTB participa de Encontro de Mulheres Findect para valorizar participação feminina

A secretária da Mulher Trabalhadora da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Ivânia Pereira, esteve no 2º Encontro Nacional de Mulheres Findect (Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios), nos dias 23 e 24, em São Paulo.

Esse encontro foi “essencial para avançar na qualificação das mulheres dos Correios em suas entidades sindicais”, afirma Pereira. De acordo com ela, ficou evidente como são destinadas às mulheres atividades repetitivas e de maior esforço. “As carteiras carregam sacolas de 50 quilos, com os homens, sem levar em conta as condições as nossas condições físicas”, reforça.

Além de debater os efeitos das reformas trabalhista e previdenciária e a terceirização sobre a classe trabalhadora, discutiu-se a necessidade de “aumentar o número de mulheres nos sindicatos e federações”.

Estiveram presentes trabalhadoras de diversos estados brasileiros. “As trabalhadoras dos Correios mostraram muita disposição de participar da vida sindical, mas defendem a necessidade de condições adequadas, que ajudem nessa participação”, diz Pereira.

Ela informa que as trabalhadoras reivindicam creches, escolas de tempo integral, para “os filhos serem cuidados e dessa forma poderem participar com mais tranquilidade das atividades. Com condições adequadas, a participação feminina aumenta com toda a certeza”.

Portal CTB – Marcos Aurélio Ruy