Notícias

MEMÓRIA_ Terceiro ano da morte de José Souza de Jesus

O Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) mantém vivo o legado de luta de José Souza de Jesus. Durante o próprio mandato sindical, o ex-presidente do SEEB/SE faleceu no dia 21 de outubro de 2014. Das homenagens e depoimentos que ficarão guardados na memória, o Resistência destaca a fala de Ivânia Pereira, atual presidente do SEEB/SE, durante o sepultamento de José Souza de Jesus. Veja abaixo a íntegra à homenagem. Leia também http://bancariose.com.br/conteudo/3308/manifestacoes-ao-lider-sergipano-impressionaram-a-direcao-nacional-da-ctb

“Queremos em primeiro lugar agradecer, profundamente, a generosidade de dona Lau, que cedeu seu filho para a luta do povo. Agradecer à jornalista companheira Niúra Belfort, a compreensão resignada de compartilhar a maior parte do tempo do seu amor companheiro com o Sindicato dos Bancários de Sergipe e com a luta do povo.

Queremos aqui render os nossos mais sinceros agradecimentos a Vladimir e a Letícia, que, apesar de ter dividido a presença do seu pai com o povo sergipano, estão aqui, jovens íntegros e preparados juntos com sua mãe, para enfrentar a vida. Agradecemos, ainda, à família por permitir que a sede do Sindicato dos Bancários prestasse as primeiras homenagens póstumas ao nosso comandante maior, José Souza.

A família do nosso companheiro atendeu um desejo dos bancários e bancárias e dos dirigentes do Sindicato. Com 80 anos de fundação, o glorioso Sindicato foi a segunda casa de Souza nos últimos 20 anos. Estamos, então, dividindo com a família essa dor pela morte apressada do nosso companheiro, porque também partilhamos com essa família sua vida.
Há sete anos, Souza liderou um grupo de bancários e bancárias no Sindicato dos Bancários para implementar uma nova filosofia de gestão política sindical. Agora, ele estava no terceiro mandato como presidente da nossa entidade.
Dessa trajetória sindical e social, Souza se transformou em um ícone das causas e dores dos que lutam para sobreviver dignamente. Ele foi mais além. Militante do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Souza defendeu um mundo livre das amarras do capital.
Ainda estamos atônitos. A notícia sombria dessa partida ainda nos causa muita tristeza, desolação! Física e materialmente ele partiu. Mas, como falou Emanoel Souza (presidente da FEEB BA/SE): Souza foi plantado. E nós dirigentes e militantes do Sindicato dos Bancários de Sergipe seremos os cuidadores e cuidadoras desse jardim de ideias. O seu legado e a sua obra serão eternizados.
José Souza vem de uma família simples do interior de Sergipe, cidade de Carira, que orgulhosamente deixa eternizado seus exemplos enquanto cidadão e político social. Desses legados, destacamos a habilidade política de José Souza em estimular a unidade entre as lideranças sindicais, até mesmo entre aqueles pertencentes a correntes ideológicas divergentes das quais ele acreditava.
Souza tinha posições firmes! Não hesitava quando se tratava de denunciar ou de construir estratégias para negociar e consolidar políticas de melhorias e avanços efetivos para a vida dos trabalhadores e trabalhadoras.
Durante toda a sua militância ele se pautou pela defesa rigorosa da coletividade seja nas campanhas salariais e sociais dos bancários, seja na luta mais geral da sociedade.
De forma solidária, ele marcou presença nas manifestações locais por melhores salários dos radialistas, jornalistas, carteiros, estivadores, motoristas, trabalhadores da saúde (enfermeiros, técnicos, auxiliares e agentes de saúde), do serviço público, entre outras.
Lembro agora de um dos poemas mais recitados por Souza em suas intervenções: 'Prelúdio', de Raul Seixas, um poema xodó do nosso comandante. "Um sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade"!
Fique em Paz, Comandante!
Daremos continuidade à sua luta!