Notícias

Jornalista convida SEEB/SE para prestigiar livro sobre greve de comunicadores

O jornalista Henrique Maynard esteve na manhã desta terça-feira (11/09) na Secretaria de Comunicação e Imprensa do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) para entregar o convite do livro ‘Nem copo de cachaça nem prato de comida: a primeira greve dos comunicadores sergipanos’. Recepcionado pelo diretor de comunicação, Cláudio Cerqueira, Henrique a diretoria e os comunicadores do SEEB/SE para o lançamento da obra, que acontecerá nesta quinta-feira (13), a partir das 17h no Centro Cultural de Aracaju, na Praça General Valadão, Centro.


A primeira obra do jornalista detalha como tudo ocorreu em 1991. “Fiquei sabendo deste momento histórico em um bate papo com o jornalista Anderson Gois, fiquei impressionado e logo me interessei pelo assunto. Escolhi este tema para fazer meu projeto de conclusão do curso de jornalismo e mergulhei na história”, recorda. “A ideia do projeto começou em 2013, mas foi em 2017 que fiz as entrevistas, foram cerca de 25. Entre os meus entrevistados que me ajudaram com as informações estão o presidente do Sindicato do Jornalistas de Sergipe, Paulo Souza, e o presidente do Sindicato dos Radialistas Fernando Cabral”.


Henrique descobriu que o único veículo tradicional da comunicação da época que não aderiu a greve foi o Cinform. “O jornal pagava em dia e não aderiu ao movimento grevista, mas cobriu a paralisação de forma muito positiva mostrando as lutas dos sindicatos. A repercussão foi muito boa e os resultados do ato foram comemorados. A categoria avançou e passou a ser mais valorizada e respeitada, mas pecou no ponto de vista que faltou alguém para fazer esse registro muito importante. Acredito que até hoje muita gente não sabe que a greve ocorreu. Agora já temos este livro-reportagem com todos as informações”, orgulha-se.

 

Por Iana Queiroz Ascom SEEB/SE