Notícias

Ivânia Pereira é reeleita presidenta do Sindicato dos Bancários com 97,36% dos votos

A sindicalista Ivânia Pereira da Silva Teles é reeleita para presidir o Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE), na gestão 2019/2022. Ivânia liderou a chapa ‘Resistência Bancária’, a única que concorreu o pleito e foi eleita com 97,36%  dos votos. Dos 1893 votantes, foram registrados 1843 votos válidos; 28 votos nulos e 22 brancos. As eleições foram realizadas nos últimos três dias e terminaram no final da tarde desta sexta-feira (24). A apuração foi realizada logo após o encerramento da votação, no auditório do SEEB/SE, coordenada pela Comissão Eleitoral do SEEB/SE na presença de mesários, fiscais e membros da chapa. “Estamos orgulhosos com o resultado das urnas dessa eleição com chapa única, o que na nossa avaliação traduziu a confiança da categoria nesse time por reconhecer a nossa representatividade, o pluralismo de opiniões e o compromisso com a luta”, destacou a presidenta-reeleita.

Sistema Diretivo

Ao todo, foram eleitos 36 membros para dirigir o Sistema Diretivo do SEEB/SE (Diretoria Executiva, Conselho Diretor e Conselho Fiscal). Segundo a coordenadora da Comissão Eleitoral do SEEB/SE, Maria da Pureza Sobrinha, cerca de 50 pessoas participaram do processo eleitoral entre coordenadores, mesários, fiscais e comissão de apoio. Além de duas urnas fixas na capital, foram disponibilizadas 14 urnas itinerantes que circularam durante três dias em cerca de 200 agências e postos de atendimento bancário (público e privado) no interior e na capital sergipana.    

Compromissos assumidos

Um sindicato com 84 anos de fundação, Ivânia Pereira é a primeira mulher a comandar a entidade. Formada em Administração de Empresas pela UFS e funcionária do Banese, ela também é a vice-presidenta da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil. Segundo a veterana, o time que compõem a chapa Resistência Bancária representa ‘a continuação de um trabalho exitoso’ de várias gestões. “E ao lado dessas lideranças, o nosso time traz uma renovação expressiva de mais de 30% de novos membros da geração mais recente da nossa categoria. Quanto ao gênero, também ampliamos o número de mulheres na direção do SEEB/SE, hoje somos 12 sindicalistas”, afirma.

Ivânia Pereira destaca que a nova direção sindical “pretende inaugurar um ciclo de ação político-sindical para responder aos desafios impostos pela conjuntura política, pelas inovações tecnológicas do sistema financeiro e de mudanças para a organização sindical que se apresenta no estágio atual da luta da categoria bancária”.

A sindicalista destaca que, nos últimos anos houve avanços importantes no funcionamento do sistema financeiro em nosso país, principalmente em relação às novas ferramentas digitais e a pulverização dos correspondentes bancários. “Agora, precisamos lutar pela qualidade do trabalho e pela valorização dos bancários e bancárias. As nossas condições de vida, trabalho e salário são determinantes para a qualidade dos serviços”, promete Ivânia.

Ela destaca ainda que “o nosso sindicato é uma entidade bem estruturada, que figura entre as maiores e mais representativas: temos uma base estimada em quase 3000 bancários, dos quais, 93% são sindicalizados; participamos da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), da Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários da Bahia e Sergipe (FEEBBASE) e do Comando Nacional dos Bancários – entidades importantes na articulação das lutas gerais e específicas dos trabalhadores, que pretendemos fortalecer ainda mais nos próximos quatro anos”.

Além da plataforma apresentada durante a campanha eleitoral, a Chapa 1 – Resistência Bancária, Ivânia Pereira reafirmou o  compromisso de “dedicação e luta por um sindicato forte e representativo que, juntamente com os bancários e bancárias possa manter e ampliar nossos direitos e conquistas na construção de uma nação brasileira justa e progressista”.

Por Déa jacobina Ascom SEEB/SE