Covid-19

Fenaban não avança sobre testes de covid-19 para todos

Terminou sem avanços a reunião, por videoconferência, entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação dos Bancos (Fenaban) realizada nesta terça-feira (30/6) e que discutiu a determinação do 15º Tribunal Regional do Trabalho para que os bancos realizassem testes para o covid-19 em todos os funcionários. O Santander conseguiu uma liminar para suspender os testes até o julgamento da questão.

No encontro, os representantes dos bancos se negaram a discutir a decisão da Justiça. Mas, aceitaram analisar a reivindicação de testagem geral feita pelo Comando Nacional, prometendo uma resposta sobre o assunto nas próximas 24 horas.

O Comando aproveitou a reunião para cobrar o cumprimento da cláusula 29 da Convenção Coletiva de Trabalho, que trata do complemento ao auxílio doença e também para criticar a postura da Fenaban em relação às medidas provisórias 905 e 936, que tentaram modificar a jornada de trabalho da categoria.

Para o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto, mesmo sem grandes avanços, a reunião de hoje foi importante para manter aberto o canal de negociação com os bancos. “Nós vamos continuar cobrando testes de covid-19 para toda a categoria, além da adoção de medidas que possam garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores”.