Notícias

Nota de Esclarecimento sobre posição do SEEB/SE ao PEA/PDV do Banese

A diretoria do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) em  Nota de Esclarecimento solicita ao jornalista Cláudio Nunes retratação por divulgar informações inverídicas relativas ao posicionamento oficial do sindicato quanto à  proposta de Programa de Estímulo à Aposentadoria (PEA) e Plano de Desligamento Voluntário(PDV) apresentada pela diretoria do Banco do Estado de Sergipe (Banese). Veja abaixo, na íntegra, a Nota de Esclarecimento:

A Diretoria do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) solicita ao senhor Cláudio Nunes retratação quanto a forma como o jornalista coloca no campo das decisões administrativas do Banco do Estado de Sergipe (Banese) a concordância da nossa entidade à anunciada proposta de Programa de Estímulo à Aposentadoria (PEA) e Plano de Desligamento Voluntário(PDV) do Banese. Sem antes ouvir as partes envolvidas (SEEB/SE), o episódio do qual o jornalista se refere, a partir de um anônimo, traz acusação sem precedente e que tenta macular a imagem do SEEB/SE que tem uma história quase secular de referência de luta classista e a reputação dos atuais dirigentes sindicais.

Diferente do divulgado no blog Cláudio Nunes, informamos que os representantes do SEEB/SE rechaçaram de pronto a proposta de novo Programa de Estímulo à Aposentadoria (PEA) e Plano de Desligamento Voluntário(PDV). A oposição do SEEB/SE ao programa referido fora explicitamente apresentada à direção do Banese, durante vídeo Conferência online, realizada no último dia 1º. Nessa reunião, o programa foi apresentado pelo presidente-interino e o diretor-Financeiro do Banese, respectivamente, Helom Oliveira e Renato Augusto Cruz Dantas. Do SEEB/SE estavam nessa reunião online, a presidenta da entidade, Ivânia Pereira, secretário Jurídico, secretário-Geral e todos os dirigentes sindicais funcionários do banco estadual. É importante afirmar que a diretoria do banco solicitou a reunião com o SEEB/SE para apenas “dar conhecimento” de uma proposta que já seria lançada no dia seguinte. De certo, até o momento nenhuma proposta foi publicada pela empresa.

Ao observar que a proposta não contemplava o conjunto dos baneseanos e baneseanas, os dirigentes sindicais sugeriram modificações da proposta para que o PEA/PDV fosse mais abrangente nos critérios, incluindo assim um número maior de servidores. O banco também não aceitou a sugestão do sindicato para que o Banese aguardasse o fim da pandemia para tratar melhor o assunto. Essa posição do SEEB/SE também foi encaminhada para os membros do Conselho de Administração do Banese, para ser lida em reunião realizada no dia de hoje (03.07).

Destacamos ainda que, recentemente, o Sindicato dos Bancários entrou com toda força em uma grande querela com a gestão do Banese relacionada a uma decisão transitada em julgado e em fase de execução contra o banco. Com tranquilidade, mesmo diante do embate e de maneira serena e firme, continuamos do lado que sempre estivemos: o lado dos bancários e bancárias. Reafirmamos, o Sindicato dos Bancários sempre lutou e sempre estará ao lado dos bancários e bancárias, do(a) sindicalizado(a) mais humilde ao mais bem sucedido funcionário (a), até mesmo aos menos afeitos à nossa representação. No campo da luta por melhores salários e condições de trabalho consta direitos que acolhe o conjunto dos funcionários (as). Assim, nos indigna profundamente que observações de atos equivocados da gestão do Banese, observados pelo jornalista, sejam colocados como se chancelados fossem por esse sindicato. O sindicato solicita a este jornalista o restabelecimento da verdade real.