Notícias

Hoje, Comando Nacional dos Bancários apresenta 2ª Pesquisa de Teletrabalho à Fenaban

Movimento bancário cobra dos bancos critérios definidos sobre a retomada dos bancários e bancárias ao trabalho presencial

 

Hoje (24/09), o Comando Nacional dos Bancários vai apresentar os resultados da 2ª Pesquisa de Teletrabalho da Categoria Bancária à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), em videoconferência. No estudo, que coletou quase 13 mil respostas, foram avaliadas as condições para a categoria realizar o trabalho remoto depois de mais de um ano, por conta da pandemia de Covid-19. 


A preocupação é com o retorno ao trabalho presencial. Sem negociar com o movimento sindical e sem critérios definidos, os bancos se movimentam sobre a retomada dos bancários e bancárias. Boa parte da categoria foi deslocada para o teletrabalho desde o início da pandemia, após negociação entre o Comando e a Fenaban para proteger os trabalhadores e trabalhadoras, sobretudo do grupo de risco.


Trabalhando de casa, os bancários e bancárias sentiram o peso extra das despesas com custos maiores de energia elétrica, alimentação, gás, internet. Resultado da disparada da inflação. Em 12 meses, o IPCA registrou alta de 9,68%. Na contramão, os bancos economizaram, entre 2019 e o ano passado, R$ 766 milhões com despesas administrativas.